Escrito por: Socorro Silva -CUT-PI
CUT-PI parabeniza pela conquista
A Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI, parabeniza a Paulina Almeida - Secretária de Comunicação, pela conquista ao ser contemplada com o cargo de Conselheira Estadual de Educação. A solenidade de posse aconteceu na tarde desta última quinta (24).
Após todo o processo para escolha dos membros que irão compor o CEE-PI, a professora Paulina Almeida ocupará a vaga destinada ao SINTE, representando os trabalhadores da Educação. Paulina ocupa a cadeira antes ocupada pela professora Odeni Silva. Outros conselheiros que também tomam posse : Gildete Milu, Antonio José Medeiros e Norma Suely (UESPI).
Ao todo são 13 (treze) conselheiros titulares e 3 (três) suplentes escolhidos dentre pessoas de reconhecida ética, conhecimento e experiências na área de educação, comprovadas através de títulos e trabalhos realizados.
O Conselho Estadual de Educação do Piauí foi criado pela Lei Estadual nº 2.489, de 20.11.63, e modificado pela Lei 4.600, de 30.06.93, com o objetivo de promover, orientar e disciplinar as instituições que compõem o Sistema de Ensino do Estado do Piauí, seja rede pública estadual e municipal, rede privada da educação básica e superior.
Os conselheiros são nomeados pelo chefe do Poder Executivo após aprovação pela Assembleia Legislativa, para um mandato de 04 (quatro) anos, admitida apenas uma recondução. A cada dois anos, o Conselho deverá ser renovado alternadamente em 1/3 (um terço) e 2/3 (dois terços) de seus membros.
Conforme Regimento Interno do CEE/PI, a Presidência e a Vice-Presidência são eleitas em votação secreta, por maioria absoluta dos membros do colegiado, para um mandato de 02 (dois) anos, permitida a reeleição para mais um período consecutivo, de igual duração.
Fonte: SINTE