Escrito por: Socorro Silva/Ascom/CUT-PI
Paulo Bezerra, foi reeleito para cumprir mandato quadriênio 2020/2023
O 13° Congresso Estadual da CUT Piauí reelegeu o servidor público federal Paulo Bezerra para presidir a Central pelos próximos quatro anos. Paulo chega ao seu 2º mandato, deixando claro durante o congresso que a "resistência" está cada vez mais forte, por direitos, pela democracia, por soberânia, em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Paulo Bezerra - Presidente e Paulina Almeida - Vice
O evento aconteceu em dois dias de muito debate, reunindo 200 delegados (as), onde contou em sua programação com a Conjuntura Nacional feita pelo representante da CUT Nacional - Pedro Armengol, e a Conjuntura Estadual pelo atual presidente reeleito Paulo Bezerra.
Na sexta (29), após a leitura e aprovação por unanimidade do regimento interno, delegados e delegadas discutiram sobre os planos de luta, teve também a apresentação do balanço de algumas secretarias, e contou com uma breve avaliação do 1º mandato do Presidente Paulo Bezerra. Em seguida foi construído um plano de lutas para gestão 2019/2023 da CUT-PI.
No segundo dia (30), o CECUT-PI contou com um painel que trouxe o tema: As Reformas Constitucionais e os Impactos para o Mundo do Trabalho (Trabalhista, Sindical, Previdenciária e Tributária), tendo como palestrante o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região de Teresina, Dr. Francisco Meton.
Em seu discurso após o resultado da eleição, Paulo Bezerra relembrou a história de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras, e agradeceu a todos (as) pela confiança de o reconduzir a presidência para mais um novo desafio, tendo em vista os atuais ataques vindos do governo Bolsonaro com a retirada de direitos, contra a democracia, ainda com as privatizações das empresas públicas, e a ameaça eminente do aumento do desemprego, que já está acontecendo devido as PECs aprovadas no senado federal.
"Esse é um momento que reconhecemos o quanto é importante a democracia, sabemos que não é fácil rompermos as barreiras existentes ao longo do caminho, mas temos a consciência de que a responsabilidade que carregamos é ainda maior quando se trata da defesa da classe trabalhadora, quero destacar que a composição feita na direção da nossa central foi de consenso de todos e todas, e aprovada devidamente pelas representatividades dos sindicatos de várias categorias presentes durante esse congresso, então só tenho que agradecer pela confiança de mais uma missão que cabe não só a mim como presidente, mas se estende a toda diretoria". Disse
Para Paulo Bezerra, o momento é de resistência e unidade em defesa da classe trabalhadora.
Paulina Almeida, presidenta do Sindicato da Educação - SINTE-PI, segue no seu 2º mandato agora como Vice Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT, em seu 1º mandato a mesma ocupava a Secretaria de Comunicação, que nesse mandato 2020/2023 vai ficar sob a coordenação de Herbertt Marinho, também secretário de comunicação do sindicato dos urbanitários.
Durante o 13º CECUT-PI foi aprovado a Moção de Repúdio contra a Violência a Mulher e o Feminicídio, uma atribuição da Secretaria Estadual de Mulheres.
O 13º CECUT contou com a presença da Vice Governadora Regina Sousa, e do Deputado Estadual Franzé Silva.
Elisangela Moura - Presidente da FETAG-PI durante o congresso fortalece o papel da CUT-PI junto a federação em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais do estado do Piauí.
Presidente
Paulo de Oliveira Bezerra
Vice-Presidenta
Paulina Pereira Silva de Almeida
Secretaria Geral
Luzemir de Sousa Carvalho
Secretaria de Finanças e administração
Odeni de Jesus da Silva
Secretario de Comunicação
Antônio Herbertt Marinho
Secretaria de Relações do Trabalhador
Maria Hortência Castro Sousa
Secretaria da Mulher Trabalhadora
Edimar Maria do Nascimento
Secretaria de Formação
Josivaldo de Sousa Martins
Secretaria de Organização e Política Sindical
Paulo Roberto Gomes dos Santos
Secretaria de Saúde do Trabalhador
Iraneide Ribeiro Lima
Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos
Maria Rosangela da S. Sousa
Secretaria de Combate ao Racismo
Antônia Ribeiro
Secretaria de Mobilizações e Movimentos Sociais
Francisco das Chagas (Chicão)
Secretario de Cultura
Ajuri Dias
Secretaria de Assuntos Jurídicos
Couchise Ferreira da Silva
Secretario de Meio Ambiente
Erinaldo José de Andrade
Secretaria de Juventude
Eloá de Sena Sousa
Secretario Executivo
Marcelino Moura
Bento José de Oliveira
Kassys Klay Lages
Maria de Lourdes Chaves Santos
Francisca Ribeiro da Silva
Maria Gorete de Carvalho Campos
Miguel Arcanjo Moura
Francisca Maria Ribeiro
Waldemar Higino S. Filho
Maria do Amparo Ferreira
João Seno de Moura
José Emiliano
Conceição de Maria
Francisco das Chagas Soares
Evanilza Rodrigues da Silva
Teônia Almeida do V. Costa
Américo José de Sousa
Antônio José Feitosa
Arisneide Alves Veloso