Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI
SINTE-PI realiza ato com lançamento da Revista Mátria e Cartilha Contra o Assédio Moral
Nesta quarta (16), dia de Mobilização Nacional da Educação convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Teresina foi marcado por um ato, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Piauí-SINTE/PI na Praça do Liceu às 8h e na ocasião foi lançado a Revista Mátria e a Cartilha Contra o Assédio Moral.
Durante o ato, que contou com a presença da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí(CUT), foram fortalecidas as bandeiras de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores da educação, e contra o assédio moral e sexual cometidos contra as mulheres.
A mobilização nacional da educação feita no dia de hoje, organizada pela CNTE, foi muito importante, onde explanamos sobre o que é a Revista Mátria e a sua importância, para as mulheres e para a classe trabalhadora, a revista homenageia a cantora Elza Soares, e tem as mesmas características da cantora, que é uma revista forte, de luta, e firme". Paulina Almeida - Presidenta do SINTE e Vice-Presidenta da CUT.
A Mátria, é uma revista que trata da questão que as mulheres tem que ter o envolvimento na política, porque a gente sabe que ainda há uma defasagem muito grande, nós precisamos ocupar espaços de poder, não só por ocupar, mais para mostrar que nós temos competência". Frisou.
"Também lançamos uma cartilha contra o assédio moral, muito importante essa cartilha, onde cita as atitudes assediadoras, e que as mulheres tem que serem vigilantes e combativas. O ato de luta de hoje foi grandioso, por valorização e por respeito."Concluiu.
A mobilização contou com apoio de vários (as) educadores (as) da UESPI, da ADCESPI, e muitos núcleos regionais do SINTE-PI, numa média de 12 núcleos.