MENU

Urbanitários constroem carta demonstrando a viabilidade e a importância da AGESPISA

Seminário discutiu a situação do saneamento no Piauí e no Brasil. Documento será entregue ao Presidente Lula, ao Governador do Estado, para AGESPISA e aberta aos piauienses

Publicado: 13 Setembro, 2023 - 20h48 | Última modificação: 13 Setembro, 2023 - 23h48

Escrito por: Socorro Silva - CUT

Socorro Silva/CUT
notice

Em Teresina, aconteceu o "Seminário em Defesa da Água Pública e da AGESPISA", evento organizado pelo sindicato dos Urbanitários do Piauí, realizado durante todo o dia de terça-feira (12), na sede do sindicato. Com objetivo de discutir temas voltados a universalização do saneamento básico no estado do Piauí, e a viabilidade da AGESPISA como empresa pública.

Socorro SilvaSocorro Silva 

Socorro SilvaSocorro Silva

Francisco Marques, presidente do Sindicato dos Urbanitários, fez uma breve retrospectiva do cenário da década de noventa:

"O Sindicato alertava para as nossas categorias que o capital mundial, e o capital privado tinham interesse de assumir esses dois setores, o eletrico e o do saneamento. Hoje a gente está vivendo essa questão no estado do Piauí, então o sindicato se preocupou em fazer esse seminário, primeiro para nos enriquecermos com relação as informações, e ao tema Saneamento Público ou privado no Brasil".  Frisou.

"A partir da realização deste seminário, vamos preparar um documento com todo esse subsídio de informações, porque eu considero que nós vamos ter um grande aprendizado, é sempre muito importante participar de um debate tão relevante como saneamento básico". Disse. Francisco Marques.

Durante o seminário, foram debatidos temas como a importância das empresas estatais para a promoção do saneamento público no Brasil, as alterações na Lei 11.445/2007 – Marco Regulatório do Saneamento Público e o Ambiente Jurídico para o Saneamento, e a análise de conjuntura do saneamento básico no país após o novo Marco Legal de Saneamento, aprovado em 2020.

Socorro SilvaSocorro Silva

Socorro SilvaSocorro Silva

Odaly Medeiros, presidente da CUT-PI, frisou a importância da realização do seminário: "Dentro dessa pauta eu estou me disponibilizando a acompanhar, contribuir, e colaborar, não só enquanto militante do movimento sindical como presidente do Sindicato dos Bancários, mas agora também enquanto representante da CUT é um dever, é uma obrigação minha sempre onde os trabalhadores e as trabalhadoras estão. Esse é um encontro de muito sucesso, um seminário aonde vocês têm um espaço para discutir e aprovar matérias que vem de interesse da categoria, vem de interesse dos trabalhadores, de interesse do povo desse estado, porque se trata de uma política da qual está inserido o maior bem da humanidade a Água, além das nossas vidas.

 “Se você não tem água, não tem vida. Então, eu costumo dizer que quando você vai sozinho, você vai mais rápido, mas quando vamos juntos nós vamos mais longe". Odaly Medeiros.

Socorro SilvaSocorro Silva

Evento contou com a participação de representantes da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Público (AESBE), engenheiro e consultor Sérgio Antônio Gonçalves e Antônio Costa Lima Junior, e dos Assessores Jurídicos, Francesca Raglione Mariutti e Wladimir Antônio Ribeiro. Representando a AGESPISA, participaram do evento, o economista Fernando Alencar, o Técnico Paulo Roberto, e o engenheiro Dr. Flávio Jorge de Oliveira. O Presidente da CUT-PI Odaly Medeiros, o Secretário de Comunicação Herbertt Marinho, e a diretora Teônia Almeida prestigiaram o evento, e demais convidados/as.

Socorro SilvaSocorro Silva

Socorro SilvaSocorro Silva

Socorro SilvaSocorro Silva

Socorro SilvaSocorro Silva

O seminário também teve como finalidade construir um documento demonstrando a viabilidade técnica, econômica e financeira da AGESPISA. O sindicato dos Urbanitários irá entregar esse documento (carta) para a atual gestão da AGESPISA, para o governo do Estado, para o Presidente Lula e será aberta aos piauienses.