Trabalhadores do Setor Urbano iniciam greve nesta segunda (04) em Teresina.

A categoria reivindica o reajuste salarial de 8,5%, e mais o aumento da frota de ônibus que circulam na capital.

Publicado: 31 Janeiro, 2019 - 00h44 | Última modificação: 31 Janeiro, 2019 - 01h18

Escrito por: Socorro Silva - Ascom/CUTPI

Socorro Silva.

As 00h00min desta segunda-feira dia 04 de Fevereiro os trabalhadores e trabalhadoras do sistema de transporte urbano de Teresina, entre eles (as) motoristas e cobradores cruzarão os braços dando inicio a uma GREVE. A decisão foi tomada pela categoria durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Teresina (Sintetro) nesta terça (29), e aprovada por unanimidade.

O SINTETRO-PI vem buscando um dialogo permanente com o patronato mais até o presente momento nenhuma proposta foi apresentada nenhuma proposta que venha a satisfazer a categoria, mais uma vez os empresários estão mostrando que não se preocupam nenhum pouco com os trabalhadores e as trabalhadoras do sistema de transporte urbano de Teresina.

Para Fernando Santos (Feijão) “Estamos buscando dialogar, mas não está sendo nada fácil a rejeição dos empresários para aceitar a nossa reivindicação de reajuste salarial de 8,5%, além de não apresentarem nenhuma proposta que venha a corresponder com o que a categoria merece, então se não há nenhum acordo vamos para a greve, acatando a vontade dos trabalhadores”. Presidente do SINTETRO-PI.

Os motoristas e cobradores dos coletivos estão reivindicando o reajuste salarial de 8,5%, e mais o aumento da frota de ônibus que circulam por Teresina. Os empresários alegam que não têm como conceder os reajustes e não ofereceram contraproposta.. Uma segunda rodada de negociação está marcada para esta quinta-feira (31), às 10 horas da manhã, na sede da Delegacia Regional do Trabalho, no Centro de Teresina.

A última mesa de negociação aconteceu na segunda-feira (28), com representantes da categoria, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros de Teresina (Setut) e da Prefeitura Municipal de Teresina, representada pelo superintendente da Strans, Carlos Daniel.

Confira a nota do sindicato:

O SINTETRO-PI comunica a toda sociedade que, em virtude dos empresários não aceitarem o reajuste reivindicado pelos Trabalhadores do Sistema de Transporte Público de Teresina-PI, todas as empresas de ônibus estarão com suas atividades suspensas a partir das 00h00min desta segunda-feira, dia 04 de Fevereiro de 2019, ao tempo em que avisa que tão logo seja apresentada uma proposta que seja favorável ao trabalhador o sistema de transporte voltará a funcionar normalmente.

O SINTETRO-PI deixa claro para a sociedade Teresinense que em momento algum gostaria de criar algum transtorno aos usuários de transportes coletivos da capital, porém não há outra alternativa que não seja a paralisação do sistema, para que se possa lutar em defesa dos direitos dos trabalhadores, entre eles motoristas e cobradores, tendo em vista que os empresários estão numa briga com a Prefeitura de Teresina devido a um repasse de verbas que não fora feito, e que os  trabalhadores não tem culpa que isto esteja acontecendo e os mesmos não podem ser penalizados por isso.