MENU

Trabalhadores do setor de transporte urbano entram em estado de greve

O descaso por parte do poder público agrava a realidade em Teresina. Próxima segunda(06) está programada atividade em frente a Assembleia Legislativa em Teresina ás 07h

Publicado: 02 Março, 2023 - 13h01 | Última modificação: 03 Março, 2023 - 12h25

Escrito por: Socorro Silva - CUT-PI

Socorro Silva-CUT-PI
notice
Setor de Transporte Público em Teresina prepara Greve Geral diante da gravidade do cenário atual

Motoristas e Cobradores do Setor Urbano de Teresina, aprovaram durante duas assembleias gerais nos turnos manhã e tarde, do dia 28, por estado de greve. A categoria reivindica a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, que lhes garante seus direitos, e por melhores condições de trabalho, assim como também pelo aumento da frota de ônibus na capital.

O descaso do poder público com os trabalhadores do setor de transporte urbano de Teresina, tem se tornado um fator agravante, tendo em vista que não só a categoria vem sofrendo, mas a sociedade que depende do transporte para ir e vir, também tem sido afetada, com a longa espera dos ônibus nas paradas, ocasionando atrasos e muitas das vezes os próprios usuários acabam tendo que buscar outras alternativas de transportes para não se prejudicar para o trabalho, ou até mesmo não chegar em suas casas tarde demais ou mesmo não ter a garantia de retornar.

Segundo Antônio Cardoso, a situação está ficando insustentável, e os trabalhadores não aguentam mais essa situação que se assola em Teresina, e decidiram pelo estado de greve, enquanto não houver um diálogo que venha a solucionar esse impasse do transporte.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

"Desde dezembro do ano passado que a gente vem tentando negociar a nossa convenção, apresentamos nossas propostas, buscamos várias alternativas, procuramos por diversas vezes o Prefeito de Teresina, a STRANS, o Ministério do Trabalho, e o Ministério Público, mas não obtivemos sucesso até o presente momento. Os vereadores de Teresina apresentaram propostas para o Prefeito, mas até agora não teve nenhum retorno. Várias alternativas já foram apresentadas por parte até do governo do estado como forma de solucionar o problema do transporte público de Teresina". Antônio Cardoso, Presidente do SINTETRO-PI.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

"Nós queremos que resolva a situação dos trabalhadores do setor, mas também da população, queremos um maior número de ônibus nas ruas, a reativação de linhas que foram desativadas, o respeito aos horários de pico, queremos ôníbus rodando o dia todo, nós não concordamos com projetos que prejudicam os trabalhadores e nem a sociedade. A noite não tem ônibus, e isso é prejudicial a muitos trabalhadores de outros setores também. Então, essa luta não é só do SINTETRO, ela conta com o apoio da CUT-PI, e de muitas lideranças comunitárias, movimentos estudantis, e de associações de bairros.". Disse.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Com a Greve, já apontando no setor, o comércio deixa de vender, as lojas tem que fechar, os trabalhadores não conseguem chegar no horário para cumprir a jornada, o que está ruim poderá ficar ainda pior em Teresina, com essa realidade, que segundo o Presidente do SINTETRO "O Prefeito ainda não acordou”!

O Prefeito não cumpriu com nenhuma das promessas feitas durante a sua campanha eleitoral na capital.

Ato Público em Defesa do Transporte Público de Teresina, está marcado para acontecer na Segunda (06), em Frente à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí com concentração às 07:00h da manhã.