Não existem diferenças gritantes entre o neofascismo e o fascismo, mas algumas ideias surgem
Nesta terça-feira dia 06, de dezembro de 2022, a CUT-PI em parceria com a FETAG-PI e o SINTTEL-PI, trazem a palestra: Neonazismo e NeoFascismo da Era Digital: Os Sindicatos estão preparados para enfrentar? Com Fernando Horta, historiador formado pela UFRGS, doutor em Relações Internacionais pela UNB e pós-doutor pela Universidade de Denver.
A atividade acontecerá ás 09:00h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (SITTEL-PI), localizado na Rua Magalhães Filho 479, centro/sul-Teresina-PI.
O que é Fascismo?
O fascismo se originou na Itália em 1922 encabeçado por Benito Mussolini, então líder do Partido Nacional Fascista, que posteriormente viria a assumir o poder daquele país. Mussolini e seus adeptos implantaram na Itália um regime totalitário, onde o Governo controlava os passos do seu povo, além de constituírem práticas violentas de punição a quem emitisse opiniões contrárias aos seus ideais.
Apesar de existirem vários grupos fascistas com ideologias levemente diferentes, algumas são utilizadas em conjunto como os ideais ultranacionalistas, o incentivo à repressão das oposições por força violenta, além da aversão a ideologias como a democracia, o liberalismo, o anarquismo ou socialismo. Além disso, alguns grupos incentivam o conservadorismo e a produção regulada de bens pelo Estado.
Principais características do fascismo:
#1 Ultranacionalismo
#2 Perseguição aos opositores
#3 Figura de um “líder”, “herói”
#4 Estado totalitário
#5 Culto à violência
#6 Ultraconservadorismo
#7 Discurso de ódio e intolerância
O que é Neofascismo?
Não existem diferenças gritantes entre o neofascismo e o fascismo, mas algumas ideias podem ser apontadas como “novidade” no movimento, entre elas é a perseguição contra imigrantes e movimentos políticos de extrema-esquerda.
O neofascismo também agregou políticas neoliberalistas, ao contrário do fascismo, que não agregava políticas econômicas liberalistas. O movimento é pós II guerra mundial e apresenta a adoração ao fascismo de Mussolini na Itália.
O que significa ser antifascista?
Se declarar antifascista significa ter pensamentos contrários aos ideais intolerantes e autoritários pregados pelo fascismo. Os movimentos antifascismo surgem após esses movimentos ganharem força, sendo formados, principalmente, por intelectuais, estudantes e sindicalistas. A bandeira preta e vermelha se tornou símbolo do movimento e significa a união do socialismo e anarquistas. Os antifascistas discordam do fascismo e lutam por políticas mais igualitárias, que possam auxiliar toda a população, além de defender a democracia.
O QUE É NEONAZISMO?
O neonazismo é o resgate do nazismo na atualidade, mas com uma face repaginada, a fim de ter mais sintonia com a época atual. Continuam as ideias nazistas, como a do racismo, do nacionalismo, do antissemitismo e do anticomunismo.