MENU

SINTE-PI realiza grande manifestação no Dia Nacional de Mobilização Contra PEC 66

CUT-PI fortalece a Luta Contra o Confisco das Aposentadorias durante ato em Teresina

Publicado: 25 Outubro, 2024 - 04h12 | Última modificação: 25 Outubro, 2024 - 08h28

Escrito por: Socorro Silva (Jornalista/CUT)

Socorro Silva (Jornalista/CUT)
notice
Ato Nacional contra a PEC 66

Dia Nacional Contra a Proposta de Emenda Constitucional 66/2023 (PEC 66), e o Confisco das Aposentadorias, quinta dia 24/10, CUT, SINTE, e demais Sindicatos Filiados, centrais sindicais, movimentos sociais, realizaram grande ato público, coordenado pelo SINTE-PI.

A Proposta só traz prejuízos, e danos a toda a classe trabalhadora e a sociedade em geral, no que diz respeito a Aposentadoria.



Nos últimos dias, a Câmara dos Deputados tem dado celeridade na tramitação da política que, entre seus aspectos, reabre e amplia os prazos de refinanciamento de dívidas previdenciárias dos municípios; altera regras para pagamento de precatórios em todos os entes subnacionais; e aumenta, de forma automática, as regras da Emenda Constitucional (EC) n.º 103 para os regimes próprios de previdência dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Paulina Almeida, presidenta do SINTE-PI, destaca em sua fala que "essa é uma reforma que já está penalizando, tem descontos os quais nós estamos sofrendo, ela aumentou a idade mínima para a aposentadoria, aumentou o tempo e as aliquotas de contribuíção, reduziu os valores dos benfícios, atacou a economia federativa, e produz prática antisindical". 

"A Luta que nós temos que fazer, não é uma luta pequena, é uma luta grande e que precisa do esforço de todos e todas nós. Porque se não for assim, pela unidade das categorias, nós não seremos capazes de reverter essa previdência que está em debate, que é a PEC 66/2023. Ela é como se fosse uma granada no bolso dos servidores públicos, e é considerada a PEC da Morte, pois é mais fácil você morrer do que se aposentar! E nós precisamos de apoio, de discussão, e de debate. Para que os servidores públicos compreendam da necessidade de fazer a luta contra essa PEC da Morte. Paulina Almeida/Presidenta do SINTE-PI".



Em Teresina, o Ato aconteceu ao lado do Palácio de Karnak, encerrando nas Escadarias da Igreja de São Benedito, centro da capital. 



O ato, que aconteceu em diversas cidades do país, reuniu servidores públicos das três esferas em um movimento unificado para lutar contra a retirada de direitos dos trabalhadores aposentados.

A PEC 66/23 representa uma ameaça ao futuro de milhares de servidores, e a unidade na luta tem a sua importância para manter a resistência, e barrar mais esse ataque à classe trabalhadora.


#ContraPec66
#EmDefesadaAposentadoria
#ContraConfiscodosAposentados