Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI

SINDSERM realiza encontro de formação sindical com diretores e a CUT-PI

Debate sobre a organização da luta pelos direitos da classe trabalhadora foi um dos temas prioritários

Sindserm
Organização sindical e organização da luta pelos direitos da classe trabalhadora

O Sindserm Picos, na última sexta (04/02), deu um passo importante no quesito formação. Além dos diretores, suplentes e membros do conselho fiscal, participaram palestrantes convidados que falaram sobre a atuação sindical, função social dos sindicatos, bem como acerca de outros temas importantes para o fortalecimento dessas instituições.

O presidente do Sindserm Picos, João Antônio, fez uma fala de abertura, enfatizando importância dos momentos de formação e fortalecimento para entidade. Logo em seguida, a professora Francelina Macêdo, uma das fundadoras e primeira presidente da entidade fez um relato sobre o contexto e as lutas que originaram a criação do sindicato. Bastante emocionada, ela destacou a necessidade de união da classe e afirmação dos ideais de liberdade e autonomia da atuação sindical.

Dando continuidade, houve uma roda de conversa com professora Léia Almeida, presidente do SINTE Regional de Floriano, a respeito do papel do dirigente sindical. A sindicalista enfatizou as dificuldades enfrentadas pelas instituições sindicais e as responsabilidades inerentes aos que estão na linha de frente das mesmas.

Na parte da tarde, aconteceu palestra com o secretário de formação do SINTE Estadual e da CUT Piauí e também presidente do SINDSERM – Demerval Lobão, Josivaldo Martins, que abordou a temática “O Sindserm e as lutas sindicais”. O expositor falou ainda sobre o Fundeb e a lei do Piso Nacional, ressaltando o papel fundamental dos sindicatos na garantia desses direitos.

Concluindo os trabalhos a Secretária de Gênero da CUT e membro do SINTE, Antônia Ribeira, e o presidente da CUT Piauí, Paulo Bezerra fizeram uma análise da conjuntura atual, reforçando a necessidade de integração e interação entre as entidades tanto a nível estadual como nos âmbitos regional e nacional.

Fonte: SINDSERM