MENU

Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, teve encontro Regional/PI

O Impacto das Negociações Coletivas nas Relações de Trabalho, e a Negociação Coletiva de Trabalho, foram temas discutidos na SRTE-PI

Publicado: 05 Dezembro, 2023 - 22h59 | Última modificação: 06 Dezembro, 2023 - 00h04

Escrito por: Socorro Silva-Jornalista-CUT-PI

Socorro Silva-Jornalista da CUT-PI
notice
Atividade Regional na SRTE-PI

A Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, realizada entre os dias 27 de novembro ao dia 1º de dezembro, trouxe ao Piauí uma manhã expressiva de suma importância, onde foi realizado na sede da SRTE/PI, localizada na Avenida Frei Serafim nº 1860, o Encontro Regional. O evento reuniu sindicalistas e convidados, contou com a presença de Ítalo Barros,  superintendente regional do trabalho e emprego no Piauí. 

Um breve relato histórico de atendimentos voltados as negociações ao longo dos anos, os treinamentos para qualificar os trabalhadores que exerciam função de mediadores de negociações coletivas, dentre outros pontos ganharam destaque na fala proferida pelo Dr. Luciano Nunes, servidor aposentado do MTE, pós graduando em Auditoria pela PUC/MG, Professor Universitário e Consultor Trabalhista, onde destacou-se na palestra cujo tema entitulado foi: "O Impacto das Negociações Coletivas nas Relações de Trabalho".

 "O bom diálogo é fundamental no momento das negociações". Luciano Nunes.

Temas como a Negociação Coletiva de Trabalho, Cenários Políticos, avaliação do Brasil Rural nos Anos 30, a CLT e Sindicatos atrelados ao estado nos anos 40, a industrialização do País, o Estado Interventor ocorrido nos anos 70, os anos 80 quando nasceu o Novo Sindicalismo (Mundo e Brasil), foram colocados de forma expressiva através da Dra. Paula Mazullo, auditora fiscal do trabalho.

Socorro Silva-Jornalista/CUT-PISocorro Silva-Jornalista/CUT-PI

O papel dos Sindicatos ante os Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

Socorro Silva-Jornalista da CUT-PISocorro Silva-Jornalista da CUT-PI

"Poderosa alavanca para reformas sociais e até econômicas, culturais e políticas. Instrumento da promoção humana dos Trabalhadores". (Arnaldo Sussekind).

A Reforma da Previdência, Cenários enfrentados durante a Pandemia da Covid-19, Trabalho Escravo, Precarização, Trabalhos: Infantis, e Degradante, e a falta de qualificação profissional, preconceito racial, assédio moral e sexual nos locais de trabalho,  ganharam destaque na fala da Dra. Paula Mazullo.

"Saber interpretar e dar vida aos fundamentos da Constituição, é o que temos que fazer". Dra. Paula Mazullo.

Socorro Silva-Jornalista CUT-PISocorro Silva-Jornalista CUT-PI

Uma Dimensão do trabalho: se assenta na  condição humana, na subjetividade do ser humano, do trabalhador. Se relaciona com o papel que é desempenhado por cada um na sociedade (capitalista).

REFORMA TRABALHISTA:

-Nova lei adota a legislação trabalhista de  adequação ao modelo econômico brasileiro:

-Quebra paradigmas histórico e socialmente construídos numa sociedade capitalista;

-Enfraquece os sindicatos/negociação coletiva;

-Reduz o custo de produção e maximiza o lucro das empresas;

-Provoca adoecimento dos trabalhadores;

-Empobrece a classe trabalhadora;

-Empobrece a democracia e o País.

-Brasil busca seu lugar na Divisão Internacional do Trabalho (OCDE).

Contribuição sindical facultativa (arts. 578 e ss.)

"O desconto da contribuição sindical está condicionado à autorização prévia e expressa dos que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão...”

 

Durante o encontro regional, várias intervenções foram feitas com a finalidade de ampliar conhecimentos e esclarecer ás dúvidas inerentes ao conteúdo exposto, que é de suma valia para o movimento sindical, em se tratando especialmente de temas tão importantes que envolve a classe trabalhadora.