PI: Greve Geral no setor de transporte coletivo urbano ás 00:00h desta segunda (08).

Data base do ACT é no mês de janeiro, mas não foi fechado e a categoria não recebeu salário até sexta (05)

Publicado: 06 Fevereiro, 2021 - 15h53 | Última modificação: 06 Fevereiro, 2021 - 16h54

Socorro Silva-CUT-PI
Trabalhadores rodoviários entrarão em greve geral por tempo indeterminado

Trabalhadores rodoviários no estado do Piauí, mais precisamente na capital Teresina, decretaram Greve Geral por tempo indeterminado, com início às 00:00h desta segunda-feira dia 08 de fevereiro de 2021. O Movimento paredista está sendo coordenado pelo SINTETRO-PI - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários no Estado do Piauí, com apoio da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI, e seus Sindicatos Filiados.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

O movimento paredista, foi aprovado em assembleia geral extraordinária, realizada no dia 26 de janeiro/2021, na sede do SINTETRO-PI, localizado na rua Paissandu Nº948, Centro/Teresina-PI.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

A categoria reivindica o Pagamento do Salário de Forma Integral, e Falta de Avanços nas Negociações da Convenção Coletiva de Trabalho do Ano de 2021. Já foram feitas três mesas de negociações, e não houve nenhum acordo favorável aos trabalhadores.

De acordo com o SINTETRO:

A proposta apresentada pelos empresários é de reduzir 50% dos cobradores, e o não pagamento dos tickets alimentação, e do plano de saúde. Ainda tem mais um agravante para somar aos ataques aos direitos dos trabalhadores, que é, em caso de quebra de alguma peça do ônibus, as horas paradas não contarão como jornada, e as peças danificadas serão descontadas do salário dos trabalhadores.

Durante a assembleia, ficou decidido pelos trabalhadores, entre eles motoristas e cobradores, que se até o dia 08/02, não fosse assinada a Convenção Coletiva de Trabalho pelo SETUT, a greve iniciaria na segunda (08), por tempo indeterminado.

Uma paralisação aconteceu na tarde desta sexta-feira (05), mas não teve a frente o SINTETRO-PI.