Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI
O filme nasce em 2017, e conta uma história de um país pelo olhar de brasileiros durante a caravana do presidente Lula pelo Brasil
A história de Luiz Inácio Lula da Silva se confunde com a caminhada de muitos outros brasileiros. Movimenta sentimentos intensos de identificação e admiração. Afinal, entre 2003 e 2015, 30 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema graças a programas e políticas iniciados por ele em seus dois mandatos como presidente. Alguns desses brasileiros e brasileiras contam suas trajetórias em primeira pessoa no documentário “O povo pode? – Um país pelo olhar de brasileiros”, do cineasta Max Alvim, será lançado dia 31 de janeiro, em Teresina-Piauí.
O documentário dirigido por Max Alvim reconstitui os tristes acontecimentos dos últimos seis anos que levaram o Brasil ao caos. Um filme que mostra uma trajetória percorrida através do presidente Lula por 56 cidades do Nordeste brasileiro, que foi denominada Caravana “Lula pelo Brasil” em agosto de 2017.
“Um filme captado e inspirado através do olhar do presidente Lula. A gente ao longo dos 20 dias da caravana foi buscando personagens, brasileiros e brasileiras, que pudessem identificar essa relação que o Lula tem com o povo”, esclarece o diretor.
"Um documentário histórico que narra o que aconteceu com o Brasil nos últimos seis anos desde o golpe de 2016, até os dias atuais pela perspectiva de três trabalhadoras e um trabalhador todos nordestinos, e isso não era uma decisão editorial que a gente quisesse valorizar editorialmente mais mulheres do que homens, simplesmente isso era um padrão curioso que ocorreu no Brasil". Max Alvim - Diretor.