SINTETRO: Motoristas e cobradores iniciam greve por tempo indeterminado em Teresina
Propostas apresentadas pelo patronal foram rejeitadas pelos trabalhadores
Publicado: 13 Março, 2023 - 13h50 | Última modificação: 13 Março, 2023 - 17h51
Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI

Motoristas e cobradores do transporte público de Teresina iniciaram na manhã desta segunda (13), greve da categoria por tempo indeterminado.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado (Sintetro), as principais reivindicações são a assinatura da convenção coletiva, reajuste salarial dos motoristas para R$ 2.830 com jornada de 7h20, plano de saúde e ticket alimentação de R$ 600,00.
Na última sexta-feira (11), foi realizada uma reunião entre os trabalhadores e os empresários onde não houve acordo, por conta disso, houve a decisão de iniciar a greve nesta segunda. Sendo que na sexta, algumas empresas tiveram suas atividades suspensas por decisão dos trabalhadores.
"A proposta apresentada pelo patronal é uma vergonha, nós não aceitamos e nem os trabalhadores vão aceitar, explanamos durante uma assembleia hoje junto aos trabalhadores, quais são os projetos do prefeito e até onde iremos ser abraçados por essa negociação que ainda está em curso, porque o que o SETUT quer infelizmente nós não podemos aceitar, e nós vamos fazer um desafio ás empresas que querem continuar a negociar porque não vai dar para gente fechar acordo com o SETUT". Disse. Antônio Cardoso, Presidente do SINTETRO-PI.
Durou cerca de uma hora a assembleia dos motoristas e cobradores do transporte coletivo em Teresina. Os trabalhadores rejeitaram a proposta do Setut e mantiveram a greve por tempo indeterminado. Após a assembleia, a categoria se mobilizou na rua Paissandu, Centro de Teresina, e seguiu rumo a Prefeitura de Teresina, em busca de um diálogo com algum representante do poder executivo municipal.
A qualquer momento mais atualizações do movimento paredista.