Escrito por: Socorro Silva-Jornalista da CUT-PI

Manifestação Pública pela Valorização das Carreiras do Ministério do Trabalho

Os Auditores-Fiscais do Trabalho estarão mobilizados nesta quarta (6) às 9h, em frente às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) de todo o país.

Socorro Silva - Jornalista da CUT-PI
Paralisação dos Auditores Fiscais no Piauí e em todo o mundo

Os Auditores-Fiscais do Trabalho estarão mobilizados nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, às 9h, em frente às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego – SRTE de todo o país, pelo fortalecimento da carreira. É preciso lembrar que, desde que o Ministério do Trabalho e Emprego foi extinto e depois recriado, a estrutura do ministério e suas superintendências estão sucateadas, além da falta de concurso para auditor e para servidores administrativos.

A mobilização busca a valorização da carreira que tem como uma de suas principais atribuições o combate ao trabalho escravo e infantil. Contribuindo decisivamente com o Estado em sua luta para erradicar essa chaga. Apesar do número expressivo de trabalhadores resgatados, o Brasil é frequentemente citado como exemplo pelas estratégias de combate ao trabalho análogo ao de escravo.

Em Teresina, Ato Público está marcado para acontecer em frente a SRTE-PI, da Avenida Frei Serafim.

Socorro Silva - Jornalista da CUT-PI

Outra atribuição dos Auditores-Fiscais do Trabalho é a fiscalização do recolhimento do FGTS. Importante fonte de recursos para financiamento de obras de habitação, infraestrutura urbana e saneamento básico.

Graças à atuação direta dos Auditores-Fiscais foram resgatados de 1995 até novembro de 2023 mais de 61 mil trabalhadores de condições análogas à de escravo e formalizados 53 mil vínculos empregatícios. De janeiro até 21 de novembro foram resgatados 2.847. Essa formalização de empregos fiscalizada pelos Auditores gera mensalmente arrecadações tributária e previdenciária.

A carreira pede valorização e fortalecimento para continuar atuando e cumprindo com suas obrigações constitucionais com a excelência de sempre.