II dia do Curso de FFI discute Educação Profissional no Brasil

O tema em destaque busca a importância de uma Educação Profissional para os/as brasileiros/as, e a educação que queremos para o Brasil

Publicado: 18 Novembro, 2022 - 11h19 | Última modificação: 18 Novembro, 2022 - 23h56

Escrito por: Socorro Silva - CUT-PI

Socorro Silva-CUT-PI
III Módulo do Curso de Formação de Formadores (as) entra no seu 2º dia

O III módulo do Curso de Formação de Formadores e Formadoras da CUT, entra nessa sexta (18) em seu segundo dia, e traz na sua programação, temas importantes que englobam o cenário atual, entre eles tem destaque a Educação Profissional no Brasil.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

A abertura da programação, contou com uma mística que de forma inovadora contou a história da Lenda do "Cabeça de Cuia", onde através de alguns cursistas foi montado um pequeno cenário que dispertou a curiosidade de quem ainda não tinha conhecimento da história.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Os trabalhos estão sendo conduzidos por Arthur Nobrega, educador da Escola Nordeste da CUT, que vem de forma objetiva construíndo estratégias para que os trabalhos da formação fluam com a importância necessária que vá de encontro ao objetivo proposto dentro da programação do III Módulo do Curso de FFI.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Durante a programação esteve presente o Presidente da CUT-PI Paulo Bezerra, que fez a saudação aos cursistas, em sua breve fala, destacou a importância do cenário político hoje voltado a eleição do 2º turno, que trouxe a vitória do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O que segundo ele "O Esperançar está de volta".

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

"Foram ações como essas que nos trouxeram até aqui, foram momentos como esse que nos trouxeram até aqui, e que nos fizeram retornar de volta, esse é o cenário que nós estamos vivenciando, eu sou do tipo que sempre tenho uma esperança de um amanhã melhor e eu estou vivendo esse amanhã hoje, nós já chegamos, agora não é hora mais de olhar quem está do outro lado,  é o momento de reconstruir com os que estão aqui, e essa construção que foi perdida, que a gente agora aposte em um mundo novo que eles ajudaram e tentaram destruír, nos últimos dias eu tenho pensado dessa forma, vamos mostrar que temos capacidade e como nós conseguimos isso de chegarmos até aqui, foi assim com essa capacitação maravilhosa que a Escola Nordeste tem oferecido, e a CUT tem mostrado que é capaz". Disse. Paulo Bezerra/Presidente da CUT-PI

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Dando continuidade a programação, o coordenador da Escola Nordeste apresentou os elementos iniciais para discussão referente a educação profissional:

1. A educação profissional conhecida, hoje, iniciou sua consolidação em meados do final do século XVIII, a partir da Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, que marca a transição para novos processos de manufatura, passando da produção artesanal para a produção por máquinas
  2. O ensino profissionalizante no Brasil é voltada para as classes mais baixas desde a colonização.
  3. Subdesenvolvimento.
  4. Até o séc. XIX não há proposta sistemáticas de experiência da educação profissional

Em seguida foram montados grupos de estudos para discutir:

• Quais são os desafios que os trabalhadores possuem em relação à educação profissional?
  • O que é uma educação integral para os trabalhadores (as)?

E o resultado apresentado desse debate em grupos, veio através da produção de apresentações de podcast, programas de tv e rádio, e simulação de entrevistas de emprego, mostrando que a criatividade também é uma das formas de discutir pautas relevantes do cenário atual através da formação.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Piauí, Ceará e Maranhão, estão juntos fortalecendo a importância do FFI. Nesse segundo dia teve também entrega de lembrancinhas para os cursistas, e para o coordenador da Escola Nordeste.