• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

I Conselho Deliberativo da FETAG-PI acontece nos dias 27 e 28 de Junho

FETAG-PI discute a reforma da Previdência e o avanço nas conquistas alcançadas para os trabalhadores rurais, e uma delas a vitória da eleição da Presidente Elisângela Moura a Deputada Estadual

Publicado: 27 Junho, 2019 - 17h45 | Última modificação: 27 Junho, 2019 - 20h28

Escrito por: Socorro Silva - CUT-PI

Socorro Silva - CUT-PI
notice
I Conselho Deliberativo da FETAG-PI 2019

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) realiza nesta quinta-feira (27) no Cesir da própria instituição em Teresina, a abertura do I Conselho Deliberativo Ano 2019, o evento acontece com uma vasta programação que encerra na sexta (28). 

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

O conselho deliberativo tem como objetivo apresentar a Prestação de Contas do exercício 2018, destacando a relação de suas atividades realizadas. Durante a abertura o evento contou com  a participação de representantes de várias entidades, entre elas a Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI, representada pelo Diretor Chicão, e através da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras - Antônia Ribeiro, assim também como Banco do Nordeste, Bando do Brasil, Emater e Apoio as Cadeias Produtivas, e da Secretária Nacional de Mulheres da Contag, Mazé Morais.

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Elisangêla Moura - Presidente da FETAG-PI “Primeiro agradecer aos (as) nossos (as)  dirigentes sindicais pela presença,  e dizer que precisamos fazer um discurso sobre os impactos que prejudicam o MSTTR. Nós acreditamos nesta entidade e no movimento sindical, porque ele surgiu em momentos difíceis e não é agora que vamos recuar, pelo contrário, vamos nos unir, nos reinventar e ir para base”. Disse.

Elisângela aproveitou o momento e falou também como parlamentar. “Como deputada é dizer que estamos disponíveis para debater, cobrar e dialogar, mais para isso precisamos do apoio dos nossos STTR’s, pois o nosso mandato é para lutar por dias melhores, sobretudo pela agricultura familiar, quero dizer ainda que essa não é uma conquista pessoal, essa conquista é o fruto da nossa união, e eu quero fortalecer que continuemos todos (as) juntos(as), fortalecendo ainda mais as nossas parcerias". Destacou.

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Mesmo diante do cenário de desmonte e ameaças ao MSTTR, a Presidente da FETAG-PI e agora, Deputada Estadual, Elisângela Moura (PCdoB), disse acreditar na força da entidade e do movimento sindical, destacando ainda a real situação que passa o pais, enfatizando a Reforma da Previdência, quais os impactos que ela traz na vida das pessoas, nós precisamos incansavelmente estar realizando esse debate contra essa medida, que ameaça tanto os nossos e as nossas trabalhadoras e trabalhadores rurais, assim como também a toda a sociedade, principalmente no que estamos vendo no dia a dia, além de outras medidas provisorias que se apresentam por esse governo que ai está". Concluiu.

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Chicão (Diretor da CUT-PI), saudou a todos (as) da mesa e aos(as) trabalhadores (as) rurais, parabenizando a FETAG-PI pela grande conquista da Presidente Elisângela Moura " Em nome da CUT-PI quero aqui parabenizar a companheira pela conquista, agora temos uma representante dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais para seguir adiante em defesa de seus direitos, a nossa central fortalece a parceria na luta, e se coloca a disposição nesta nova caminhada". Disse.

Durante a sua fala, o diretor da CUT-PI citou uma breve avaliação do cenário político atual e as suas consequencias.

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Mazé Morais, citou durante a solenidade de abertura do quanto é um motivo de alegria ter Elisângela Moura como Deputada Estadual "Nunca no Piauí nós alcançamos uma vitória como essa, agora termos uma representante dos (as) trabalhadores e das trabalhadoras rurais que vai lutar pela agricultura familiar, agora mais do que nunca devemos  estar juntos(as) com a companheira Deputada Estadual Elisângela, temos que continuar fortalecidos (as) na defesa dos direitos dos trabalhadores agricultores e agricultoras do nosso estado do Piauí, pela primeira vez na história do movimento rural, nós temos uma representante naquela casa". Destacou.

Nesta sexta-feira (28) durante o conselho ainda serão debatidas pautas importantes como a Medida Provisória 871/2019 (Reforma da Previdência); Marcha Nacional das Margaridas; Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Plano Safra e SisContag.

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Socorro Silva - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI 

 O I conselho deliberativo da FETAG, conta com a presença de mais de 250 dirigentes sindicais dos 224 municípios do Piauí, dentre eles os coordenadores de polos.