• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

FETAG-PI promoverá Audiência Pública Virtual sobre os Impactos das Queimadas

O objetivo da audiência é discutir a problemática e elaborar proposições de ações articuladas de caráter preventivo e permanente

Publicado: 09 Outubro, 2020 - 19h24

Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI

Reprodução
notice
O meio ambiente está em chamas, é preciso salvar a Amazônia

Preocupada com a atual problemática pela qual passa o Estado do Piauí, em relação as queimadas e os incêndios florestais, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), realizará uma Audiência Pública Virtual, no próxima terça-feira (13) às 09:30h, sob a Coordenação da presidente da entidade, a Deputada Estadual, Elisângela Moura (PCdoB).

O objetivo da audiência é discutir a problemática e elaborar proposições de ações articuladas de caráter preventivo e permanente para mitigar os efeitos das queimadas e incêndios florestais.

Esta situação se agrava a cada ano e nos remete a necessidade de somar esforços e buscar ações eficazes para amenizar os impactos das queimadas sobre o meio ambiente e sobre à vida das pessoas.

Foram convidados para esse debate, os órgãos competentes tais como: Corpo de Bombeiros, SEMAR, Defesa Civil, IBAMA e Ministério Público. Também as Organizações da Sociedade Civil ligadas aos Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, assim como o órgão de representação dos municípios do Estado do Piauí, a APPM. Além das Organizações Sindicais, (CONTAG, CUT e CTB)

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o total de focos de incêndios de janeiro a outubro somam o total de 5.815 focos. Há uma tendência em piorar ainda mais esta situação, se nada fizermos para conter e reduzir estes índices. O Estado do Piauí já ocupa o 2º lugar do Nordeste com altos índices de focos de calor e queimadas.

Fonte: FETAG-PI