Entregadores de aplicativos de Teresina farão uma paralisação neste sábado (25)
CUT-PI apoia a luta de classe por condições justas de trabalho e segurança
Publicado: 24 Julho, 2020 - 15h18 | Última modificação: 24 Julho, 2020 - 16h51
Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI

Os entregadores de aplicativos de Teresina farão uma paralisação neste sábado (25), às 16 horas, na Ponte Estaiada. Nos últimos meses, o ato vem sendo realizado em todo o país, onde os trabalhadores reivindicam mais segurança e melhores condições de trabalho.
O ato tem o apoio da CUT- Piauí, será uma manifestação pacífica e o uso de máscaras é obrigatório.
Paulo Bezerra - Presidente da CUT-PI "Nós da CUT, estamos nos somando com a luta dessa juventude que estão em protesto na defesa de seus direitos, de melhorias de trabalho, da sua segurança, proteção por parte da lei, em busca da sua representação de fato, um reconhecimento de direito e a valorização dessa classe, essa é uma realidade que não podemos esquecer em tempos de pandemia, tendo em vista que é uma classe que está no dia a dia fazendo a entrega dos alimentos para a sociedade em geral, para as nossas familias e precisa do nosso apoio, estamos a disposição para legitimar esse movimento, essa luta é uma questão de classe, e portanto não podemos admitir que a exploração permaneça". Disse.
Júlio César (B12) - Organizador do movimento grevista dos entregadores de APP em Teresina "Vamos estar na luta em nosso 2º breque, é mais uma reivindicação de todos os trabalhadores de aplicativos, nós precisamos ser reconhecidos como merecemos, estamos cansados de sermos explorados, nós precisamos de mais segurança para trabalhar, saimos de casa e não sabemos se vamos voltar, nós estamos hoje na linha de frente dessa pandemia para fazer chegar o alimento a sociedade, onde muitos estão ainda em isolamento e nós fazemos chegar a essas pessoas o que precisam, e não nos resta outra saída se não lutar para conquistar nossos objetivos". Citou.
Dentre as reivindicações que serão feitas na paralisação estão:
- Aumento do valor das corridas e pacotes;
- Aumento do valor mínimo de entrega;
- Fim dos bloqueios e desligamentos indevidos;
-Seguro de roubo, acidente e vida;
-Fim do sistema de pontuação;
-Sala de apoio (sede) do Ifood em Teresina;
-Suporte fora das corridas (telefone e e-mail para contato direto com o app);
-Reunião com os órgãos públicos (prefeitura e governo estadual) e com os representantes dos Apps;
-Mais segurança aos entregadores de delivery e app.