MENU

Educação: CUT e SINTE participam de mesa de negociação com governo do estado

Governo não apresenta proposta de reajuste salarial e indicativo de uma possível greve para o 2º semestre foi aprovada em assembleia

Publicado: 24 Maio, 2023 - 01h02 | Última modificação: 24 Maio, 2023 - 01h34

Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI

CUT
notice
Reunião com secretário de educação não traz resultado positivo

CUT-PI, e SINTE participaram de uma reunião com o governo do estado representado pelo secretário da educação, Washington Bandeira, que aconteceu na noite de segunda (22), para discutir pautas importantes da educação. A reunião aconteceu na Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

CUTCUT

A proposta de reajuste salarial não foi apresentada durante a reunião.

Segundo Paulo Bezerra, presidente da CUT-PI, a proposta de bonificação apresentada pelo governo do estado ao setor da educação traz um prejuízo muito grande para a categoria, e que a  CUT não quer e nem defende essa política de retrocesso, onde não há valorização da educação e nem do trabalhador e da trabalhadora, e que vai continuar questionando, continuar lutando por uma política que traga reajuste linear para todos trabalhadores e trabalhadoras da educação, professores e administrativos, técnicos administrativos, todo mundo, que essa é a política que a CUT defende.

Lamentavelmente o governo não apresentou uma proposta, não trouxe percentual, frustrou a categoria, a negociação volta ao patamar zero (0), o que a gente não esperava, pelo menos nós da CUT acreditávamos que o governo pudesse apresentar uma proposta positiva, o que nos frusta é que segundo a colocação do governo de que as demais categorias também serão prejudicadas, não tem proposta até o momento, e vem com a política de bonificação que nós achamos que é um retrocesso". Disse. Paulo Bezerra Presidente da CUT.

Um agravante é que a "Bonificação" não permanece no contracheque quando o trabalhador e a trabalhadora se aposenta.

Queremos a valorização da carreira, queremos a valorização da educação, e a valorização da carreira passa por um reajuste linear, reajuste que seja parcelado, ou que seja como for, mas que de certa forma precisamos de reajuste, mas lamentavelmente nós estamos frustrados, porque a mesa não houve avanço, é a nossa posição da CUT, o governo não tem fortalecido essa política de valorização do profissional de educação, e de outras carreiras também da saúde, então nós estamos lamentando a forma de como o governo está negociando, e sem proposta positiva para os trabalhadores, isso prejudica sim os serviços públicos, que perde qualidade porque o trabalhador não tem incentivo para prestar seu trabalho num ambiente favorável, inclusive isso foi a nossa posição na mesa de negociação, de que essa valorização é necessária". Paulo Bezerra, Presidente da CUT-PI.

O SINTE-PI, realizou uma Assembleia Geral, nesta terça (23), levando para a categoria, o resultado da reunião com o Secretário da Educação, e no ensejo também apresentar a política de bonificação, que foi rejeitada por unanimidade pelos trabalhadores e trabalhadoras. 

SINTESINTE

Segundo a Presidente do SINTE-PI, Paulina Almeida "O estado tem condições de pagar o reajuste linear e na carreira para todos os trabalhadores em educação ativos e aposentados".

O SINTE-PI defende reajuste linear e na carreira de acordo com os percentuais anunciados pelo Ministério da Educação para esse ano de 14,95%.

Encaminhamentos Aprovados na Assembleia:

- 14/06 – Manifestação na Seduc

- 20/06 – Assembleia para eleger delegados para o Congresso Estadual da CUT-PI

- Início de julho – Assembleia Geral para definir datas de indicativo de greve para o 2º semestre