CUT realiza 1º Encontro Pedagógico do Curso de Formação e Capacitação (Moodle)

Momento de enfrentamento requer novas tecnologias de comunicação que sejam capazes de chegar a sociedade e a classe trabalhadora

Publicado: 20 Maio, 2020 - 11h17 | Última modificação: 20 Maio, 2020 - 18h02

Reprodução
Plataforma Moodle

O momento aconteceu na tarde desta terça (19/05), reuniu mais de cem pessoas do Brasil inteiro, que participaram do 1º encontro pedagógico das turmas do curso Moodle, uma diversidade de ideias e experiências foram compartilhadas durante o encontro, que aconteceu através da plataforma Moodle.

Participaram, Educadores, SNF, egressos da primeira turma, e convidados. O objetivo integrar cursistas de todas as turmas que fazem parte do curso de formação e capacitação em plataforma Moodle da CUT e socializar orientações para os próximos passos.

Roni Barbosa – Secretário de Comunicação da CUT Nacional: “Esse momento de pandemia nos empurra para uma realidade virtual, e traz uma nova forma de disciplina principalmente em se tratando de como dominar as ferramentas durante uma videoconferência, e nos traz oportunidades de buscar o fortalecimento da formação de coletivos nos estados. A formação e a comunicação têm um papel importantíssimo para fazer isso andar rapidamente, sabemos que através da comunicação e formação é possível chegar a vários lugares ao mesmo tempo, levando informações aos trabalhadores, a sociedade, mas ainda existem grandes desafios”. Disse.

“A nossa bandeira está muito além do que a gente imagina, ela não está só nas direções da CUT, nos nossos sindicatos, ela está disseminada na sociedade. Temos muitas pessoas que não tem internet ou encontram dificuldades de acessar as ferramentas necessárias, então nós precisamos abarcar e chegar até essas pessoas que gostam do nosso projeto, temos muito a evoluir. Não basta fazer, temos que saber divulgar, para que mais pessoas possam acessar os nossos portais, e as nossas redes sociais. Além de fazer, temos que mostrar para a sociedade e para a classe trabalhadora, que isso é fundamental para que possamos alcançar o nosso objetivo”. Concluiu.

Rosane Bertotti – Secretária Nacional de Formação da CUT: “Tivemos um sonho, e agora ele está sendo realizado, essa plataforma Moodle é uma oportunidade de diálogo, uma ferramenta de organização de luta. Essa foi uma alternativa encontrada através da secretaria de formação, de comunicação, finanças, administração, e tecnologia de informação, e enfim chegamos a essa plataforma, que ainda está em fase de conclusão”. Disse.

Marcelo Claro – Madri Produções: “Essa é uma iniciativa muito importante da CUT,  a sua implementação EAD nesse momento atual de pandemia, está sendo fundamental, e o mais importante é que  a plataforma é aprender o Moodle, é um mergulho mais profundo nas tecnologias, para abrir caminhos e conhecer novas ferramentas, é uma via de comunicação onde podemos falar com tantas pessoas em tantos lugares ao mesmo tempo, sem sair de casa, e precisamos conhecer e se apropriar dessa ferramenta,  aprender algo novo não só para usar no dia a dia, mas cada um que está participando deste curso deixa de ser um recebedor de informações, e passa a ser um criador, as vezes de forma mais avançada, ou com um pouco mais de propriedade, entendendo que essa ferramenta é um meio muito importante de se organizar, compartilhar conhecimentos, trazer novas pessoas, e criar um movimento muito maior para organizar  e fortalecer a nossa estratégia de se comunicar”. Citou.

O 1º encontro pedagógico contou também com uma Rodada de perguntas, reflexões dos/as cursistas, e Diálogo  dos expositores.

Coordenadores do 1º Encontro Pedagógico da CUT:  Maria Frô (coordenação do Curso pela SNF), Rosane Bertotti – Secretária Nacional de Formação da CUT, e contou com a participação de Roni Barbosa – Secretário Nacional de Comunicação da CUT, e Marcelo Claro – Madri Produções.

Com início às 14h e término às 17:30h, o 1º encontro foi considerado uma grande oportunidade de expandir a formação e fortalecer a comunicação em tempos adversos, que desafia aos dirigentes sindicais para o enfrentamento através das redes sociais.

Próximos passos e encaminhamentos para o Curso: TCC e Semana de Nivelamento