CUT Piauí realiza 16ª Plenária Estatutária e reúne cerca de 100 delegados dias 8 e 9
O momento é parte do processo preparatório para a 17ª Plenária Nacional da CUT, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de outubro, em SP.
Publicado: 07 Agosto, 2025 - 18h51 | Última modificação: 07 Agosto, 2025 - 19h26
Escrito por: Socorro Silva/Jornalista - CUT-PI

A CUT/PI realizará sua 16ª Plenária Estatutária, reunindo cerca de 100 delegados e delegadas que representam a base sindical da Central no estado.
O encontro tem como objetivo discutir e deliberar sobre os eixos estratégicos que nortearão a atuação da entidade nos próximos períodos, avaliar o cenário político atual, estabelecer estratégias para o enfrentamento da conjuntura, e planejar ações que ampliem a defesa dos direitos da classe trabalhadora.
O evento acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações - SINTTEL-PI, localizado na Rua Magalhães Filho 479, Centro-Sul, em Teresina. O momento é parte do processo preparatório para a 17ª Plenária Nacional da CUT, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de outubro, em São Paulo.
Durante a plenária, também serão definidas novas estratégias de enfrentamento em defesa da democracia, e do fortalecimento do sindicalismo CUTista, entre outras pautas fundamentais para o movimento sindical.
A Programação começa na sexta (08/08), às 19h, com a sessão solene de abertura, que vai reunir diversas categorias do movimento sindical CUTista. Entre eles estarão representantes dos Bancários, Urbanitários, Educação Básica Pública, Federais, Comerciarios, Rurais, Hotelaria e das Telecomunicações.
Sobre a Plenária:
"A nossa 16ª plenária estadual será um momento de profunda reflexão e redefinição estratégica, será mais do que um encontro de rotina, esta plenária se configura como um marco decisivo para o futuro do sindicalismo brasileiro e para a própria trajetória democrática do país". Herbertt Marinho, Coordenador Adjunto da 16ª Plenária, e Secretário de Comunicação da CUT-PI
"A Conjuntura política muda constantemente e os ataques que a Democracia sofre é um ataque direto aos direitos dos trabalhadores, portanto a CUT reafirma seu protagonismo histórico e traça os caminhos para uma atuação ainda mais incisiva dos dirigentes sindicais à frente dessa luta". Finalizou, Herbertt Marinho.
A Plenária Nacional também é um marco na reafirmação de princípios, renovação de estratégias e mobilização para as próximas lutas sociais e políticas no Brasil.
Pontos estratégicos
A 17ª Plenária Nacional da CUT tem os seguintes objetivos estratégicos:
a) Atualizar a reflexão acerca da conjuntura internacional e nacional e seus impactos para a classe trabalhadora e para a organização sindical;
b) Fortalecer o sindicalismo cutista com a valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical;
c) Fortalecer o protagonismo da CUT na reconstrução e transformação do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania;
d) Fortalecer a intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade;
e) Realizar alterações estatutárias;
f) Elaborar a estratégia e o plano de lutas para o próximo período