CUT realiza III Módulo do Curso Organização e Representação Sindical de Base/ORSB
Trabalho de base, organização e formação no local de trabalho, foi o eixo trabalhado. A Unidade das categorias foi um dos pontos elencados
Publicado: 24 Outubro, 2024 - 20h43 | Última modificação: 25 Outubro, 2024 - 01h41
Escrito por: Socorro Silva (Jornalista/CUT-PI)

CUT/PI realizou através de sua Secretária de Formação na terça-feira (22), o III Módulo do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). Com objetivo de fortalecer a importância da qualificação dos/as Dirigentes Sindicais, que é uma das prioridades da CUT.
O Módulo do curso teve como Público Alvo: Dirigentes Sindicais dos Sindicatos filiados a CUT, que participaram do I e II Módulo.
Durante a abertura da atividade, fora feita a Análise de Conjuntura Política Nacional e Estadual, proferida pelo Coordenador Adjunto da Escola Nordeste Paulo Bezerra (Secretário de Assuntos Jurídicos da CUT/PI), e Edilson Rocha (Presidente da CTB/PI), logo após a explanação abriu-se um espaço para o debate com os participantes presentes no auditório.
Para Paulo Bezerra, Coordenador Adjunto da Escola Nordeste da CUT, o momento da Formação, é um dos mais importantes, somando-se com a Comunicação, que juntas trilham o caminho certo para o fortalecimento da Central Única dos Trabalhadores, e dos seus Sindicatos filiados.
"A Formação e a Comunicação se alinham no momento em que se discute pautas importantes que tratam sobre os direitos da classe trabalhadora, e encontros formativos como esses são fundamentais para aperfeiçoar, e qualificar nossos dirigentes sindicais. É através do conhecimento adquirido, da conscientização política, e do seu papel a cumprir junto a sua base, que nossos dirigentes podem mostrar a importância de se apropriar dos caminhos que a Formação lhes oferece a trilhar". Paulo Bezerra/Coordenador Adjunto da Escola Nordeste da CUT.
"Desde que foi implementado o projeto de Neoliberalismo no mundo, esse projeto de sociedade é propicio para cada vez mais os trabalhadores e as trabalhadoras perderem os seus direitos sociais, como a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, dentre tantas que trazem danos a classe trabalhadora e a sociedade. É através da Formação, que aprendemos a desevolver novas estratégias para a nossa luta, em defesa dos direitos da classe trabalhadora". Pontuou, Paulina Almeida.
"Precisamos fortalecer a unidade, para que possamos seguir firmes na luta e garantir nossos direitos, defender aqueles que já alcançamos ao longo do tempo. Nós temos que trabalhar a unidade das categorias, para enfrentarmos o cenário atual que se apresenta de ataques a classe trabalhadora, é através da formação política que alcançamos essa conscientização".
Paulina Almeida/Secretaria de Formação da CUT-PI.
Edilson Rocha, atual Presidente da CTB, agradeceu a CUT pelo convite por estar junto ao debate da formação, e destacou durante a sua fala que a conjuntura atual não está fácil para o movimento sindical.
"É uma conjuntura desafiante para todos nós, estamos vivendo uma conjuntura no Brasil muito complicada para os trabalhadores, isso acontece também na maioria dos países que compoem o cenário de um mundo capitalista. Nós precisamos fortalecer a luta dos trabalhadores por um desenvolvimento soberano, e socialmente justo. Nós precisamos continuar lutando por emprego de qualidade, reconhecimento dos direitos, e poder econômico social. Nós precisamos valorizar as conquistas já alcançadas". Edilson Rocha.
Após a explanação da Conjuntura Política, foi apresentado um vídeo documentário, que trata sobre a busca do Trabalho Decente, e em seguida abriu-se espaço para a avaliação do teor do mesmo, que durante o debate fora feito o comparativo com o cenário atual, que segue com a luta incessante por melhorias de qualidade de vida para os trabalhadores e as trabalhadoras, e emprego digno.
O papel da mulher dona de casa, mãe, que tem que trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, e que busca a valorização como trabalhadora, foi destaque durante o documentário.
Participaram do III Módulo: Dirigentes Sindicais do Sinte, Bancários, Sitricom, Comerciários, Sinsepi, Sintshogastro. A Coordenação do Curso ficou a cargo da Secretaria de Formação Paulina Almeida, que contou com apoio da Educadora e Formadora da CUT-PI e do Núcleo de Educadores Digitais da CUT Nacional, também Assessora de Comunicação e Jornalista Socorro Silva, e do Coletivo de Formação da central.