MENU

CUT participa da sessão solene em homenagem ao Dia do Empregado Doméstico na ALEPI

27 de abril foi escolhido para se comemorar o dia da categoria

Publicado: 16 Maio, 2023 - 23h02 | Última modificação: 16 Maio, 2023 - 23h38

Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI

Socorro Silva-CUT-PI
notice
Sessão Solene na ALEPI pelo Dia do Empregado Doméstico

Na manhã desta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Empregado Doméstico, comemorado dia 27 de abril. O requerimento foi de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Conceição Silva, presidenta do Sindicato das Empregadas Domésticas do estado Piauí, durante a sua fala lembrou do tempo em que está trabalhando:

 "Estou há mais de trinta (30) anos que sou doméstica, e há dezessete (17) tenho carteira assinada, pra mim é uma honra estar a frente do sindicato das domésticas, conhecer os nossos direitos, também é uma felicidade participar dessa solenidade, quero agradecer a presença de todos e todas". Concluiu. 

O Sindicato foi fundado em 2010, e pela primeira vez foi realizada uma sessão solene em homenagem a categoria, segundo Maria Luiza, Diretora Financeira e Fundadora do sindicato.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

"Nós não haviamos tido uma oportunidade como essa, para demonstrar que somos trabalhadoras, e que somos profissionais, agradecemos ao deputado Gessivaldo Isaías pela proposição desta solenidade, e dizer que somos profissionais que se dedicam, cuidam e zelam e que devem ser valorizados com honra e dignidade". 

A fundadora e diretora de finanças do Sindicato dos Empregados Domésticos, Maria Luíza, afirmou que o trabalho doméstico é digno e, devido à carga horária de trabalho de 40 horas, é possível, hoje, que eles estudem e se profissionalizem.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

A CUT-PI, através do seu presidente Paulo Bezerra, esteve presente durante a solenidade, juntamente com representantes de alguns Sindicatos filiados, entre eles: Bancários, Sinte, Sitricom, Fetag, SindDomésticas, Assessor Jurídico da central, Dr. Fábio Viana. A solenidade contou também com representantes dos órgãos públicos como Superintendência do Trabalho e Emprego, Procuradoria do Trabalho, e Ministério Público.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Segundo o IBGE, as mulheres representam mais de 92% das pessoas ocupadas em trabalho doméstico. Desse percentual, mais de 65% são mulheres negras e uma grande porcentagem trabalha informalmente. As empregadas domésticas possuem uma série de direitos trabalhistas garantidos que devem ser seguidos por seus empregadores para manter uma relação profissional dentro da lei.