Construir novas estratégias de se comunicar é destaque durante seminário
Durante os dias 19 e 20 o encontro fortaleceu a importância do investimento em novas tecnologias e a valorização dos profissionais atuantes na comunicação e a disputa da Hegemonia
Publicado: 22 Maio, 2023 - 18h50 | Última modificação: 23 Maio, 2023 - 16h57
Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI

Nos dias 19 e 20 (sexta e sábado), aconteceu o "Seminário de Comunicação Sindical", em Teresina, no auditório do Sindicato dos trabalhadores em Telecomunicações do Piauí - SINTTEL-PI, onde reuniu profissionais da comunicação de vários segmentos, dos sindicatos CUTistas, movimentos populares, dirigentes sindicais, assessores (as) de imprensa, assim como representantes da Comrádio do Brasil, do Ocorre Diário, do Coletivo de Mulheres do PSOL, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Núcleos Regionais do Sinte-PI, do Movimento Sem Terra (MST), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do Piauí (Abraço-PI), da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (FITTEL), CUT e demais centrais sindicais.
Para Paulo Bezerra, presidente da CUT-PI, o momento do seminário de comunicação sindical, traz o fortalecimento da comunicação e a valorização dos profissionais que exercem um papel fundamental no construir, e transmitir as informações de forma verdadeira, para a classe trabalhadora e para a sociedade.
"Esses dois dias de debates no nosso estado, não tenhamos dúvidas que trarão bons frutos para a nossa comunicação sindical. Nós da CUT, sabemos que investir em comunicação tem resultado de imediato, precisamos crescer, o movimento sindical precisa ter a comunicação como profissional, a comunicação não pode ser amadora, tem que ser profissionalizada, e ter a capacidade de manter um diálogo aberto, porque a sociedade precisa disso na representação e na divulgação das verdades". Disse.
O tema da primeira palestra do evento, “COMUNICAR COM TODOS OS MEIOS E FALAR PARA MILHÕES” foi debatido por Assunção Ferreira do Coletivo de Mulheres do PSOL, Claudia Santiago do NPC e Paulo Fernando Lopes (UFPI), destacando a Comunicação como ferramenta para visibilizar os segmentos discriminados da sociedade brasileira e as mudanças no fazer Comunicação.
Para a presidente do SINTE-PI, Paulina Almeida,
O objetivo principal do Seminário, o de despertar uma consciência independente e crítica na construção de uma cultura e prática política da classe trabalhadora, representando suas lutas com um regular e forte trabalho de Comunicação, nós conseguimos cumprir”, destacando que “este trabalho impulsiona o projeto de poder político e cultural da classe trabalhadora”. Finalizou, Paulina Almeida.
Durante o seminário, foram discutidas pautas importantes voltadas ao cenário atual da comunicação sindical, que teve como objetivo principal a defesa da valorização, a formação dos (as) profissionais da imprensa, o investimento nas novas tecnologias, a criação de novas estratégias de se comunicar além da "Bolha Interna", o enfrentamento contra as "Fake News", Comunicar com todos os meios e falar para milhões, Comunicação no Séc. XXI, A internet entre o controle social e as possibilidades emancipatórias, História da Comunicação no Piauí e desafios atuais, Comunicação, Formação e Organização Sindical, Depoimentos em Experiências em Comunicação Sindical, a História do Rádio e sua importância como meio de comunicação.
Iraildon Mota, da Comradio, e Luan Matheus, do Ocorre Diário, destacaram na mesa “COMUNICAÇÃO NO SÉC. XXI - A INTERNET ENTRE O CONTROLE SOCIAL E AS POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS”, como a Comunicação pode ampliar a repercussão das lutas no movimento popular em geral e no sindical em particular. Iraildon também apresentou e debateu sobre o tema "Qual o futuro do rádio, e o rádio do futuro".
O Seminário de Comunicação Sindical foi promovido pelo SINTE-PI, Núcleo Piratininga de Comunicação - NPC representado por Claudia Santiago, CUT-PI e Fundação Rosa Luxemburgo.
Para Claudia Santiago do Núcleo Piratininga de Comunicação, o objetivo foi alcançado no estado do Piauí, com a realização do seminário.