MENU

CONSINTSPREVS/PI, fortaleceu pautas importantes para a classe trabalhadora

Seminário aconteceu na última sexta (10), e destacou a luta pelo reajuste salarial dos servidores federais

Publicado: 15 Maio, 2024 - 19h22 | Última modificação: 15 Maio, 2024 - 20h22

Escrito por: Socorro Silva - Jornalista (CUT)

Socorro Silva - Jornalista (CUT)
notice
X Congresso Estadual do Sintsprevs/PI
O X Congresso Estadual do Sintsprevs/PI (CONSINTSPREVS/PI) realizado nesta sexta-feira, 10/05, em Teresina-PI, trouxe um importante debate sobre a política salarial para os servidores públicos federais, ministrado através do assessor jurídico da Fenasps, Luis Fernando Silva. A CUT-PI esteve presente através do Presidente Odaly Medeiros, Paulo Bezerra (Sec. Ass. Jurídicos) e da Assessoria de Comunicação.
 
Socorro Silva - Jornalista (CUT)Socorro Silva - Jornalista (CUT)
 
O CONSINTSPREVS aconteceu na sede do INSS na rua Areolino de Abreu, auditório 10º andar, em Teresina.
 
Socorro Silva - Jornalista da CUTSocorro Silva - Jornalista da CUT
 
Ele avalia como acertada a política salarial do governo federal que vem priorizando a negociação individual por carreira, que nesse momento é melhor do que a política de reajuste linear. 
 
Socorro Silva (CUT)Socorro Silva (CUT)
"No serviço público as categorias estão diversificadas do ponto de vista salarial, algumas estão recebendo muito pouco, menos do que recebem trabalhadores do setor privado. Então, se o governo concede reajuste linear, aumenta essa distâncias e não diminui. Acaba então sendo concedido menos para quem ganha menos e mais para quem ganha mais".
 
Reforma Administrativa
 
Socorro Silva (CUT)Socorro Silva (CUT)
Socorro Silva (CUT)Socorro Silva (CUT)
 
"O governo Lula paralisou o andamento da PEC 32 no Congresso, com isso o que se pretende é fazer ajustes necessários na administração, sem mexer nos direitos fundamentais do serviço público, como por exemplo, o direito à estabilidade".
 
Socorro Silva (CUT)Socorro Silva (CUT)
 
"O governo vem tentando encontrar alternativas pra aquilo que é necessário; dou como exemplo o período da pandemia, que fez com que fosse adotado mecanismos de trabalho em casa, tanto no setor privado quanto no setor público".
 
Socorro Silva (CUT)Socorro Silva (CUT)
Socorro Silva (CUT)Socorro Silva (CUT)
 
"Passado a pandemia, é necessário fazer um caminho inverso, basta ver que, no INSS, temos 95% dos servidores trabalhando em casa, isto numa área do serviço público em que é fundamental o atendimento presencial à população. O trabalho virtual é positivo, veio pra ficar, contudo precisa ser ponderado". Disse.
 
Os temas debatidos no X CONSINTSPREVS/PI foram: Reforma Administrativa, Reestruturação da Carreira, Carreira Típica de Estado e Reforma Estatutária.