Escrito por: Socorro Silva (CUT-PI)

Comitê de Lutas da CUT realiza atividade contra juros altos, e por mais empregos

A falta de ônibus na capital Teresina, e a Privatização da AGESPISA, também foram bandeiras em destaque durante ato público

Socorro Silva (CUT-PI)
Ato Público em Teresina

Em Teresina, o Dia Nacional de Luta Contra os Juros Altos e Por Mais Empregos, ficou marcado por um Ato Público, coordenado pelo Comitê de Lutas da CUT-PI e Entidades Parceiras. O Comitê tem como objetivo  ocupar as ruas, e espaços públicos para dialogar com a sociedade e a classe trabalhadora sobre temas importantes que afetam a todos e todas, independentemente da sua ocupação.

Terça-feira (30/07), em todo o país foi um dia de protestos por juros baixos, mais empregos, contra a política monetária praticada pelo Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), contra a Privatização da AGESPISA, e a Falta de Transporte Público (Ônibus).

Socorro Silva (CUT-PI)

Socorro Silva (CUT-PI)

Durante o Ato Público, também teve um breve intervalo nos discursos, para ouvir Jota e Jotão, profissionais da parodia, que enalteceram a luta da CUT-PI, juntamente com seus sindicatos parceiros, diante do cenário contra os juros altos e por mais empregos. 

Socorro Silva (CUT-PI)

Socorro Silva (CUT-PI)

Socorro Silva (CUT-PI)

Socorro Silva (CUT-PI)

Para Odaly Medeiros, Presidente da CUT-PI, e também do Sindicato dos Bancários, o momento é de luta contra as atrocidades que vem acontecendo, num cenário de retrocesso principalmente do setor bancário, onde muitos trabalhadores e trabalhadoras estão adoecendo.

Socorro Silva (CUT-PI)

"Nós sabemos da importância da nossa presença e participação nesses espaços para dialogar com a população, nas ruas, nas praças, para falarmos dos juros altos, pois muitas vezes as pessoas não sabem o que os juros representam para o mercado, de ruim para o desemprego". Disse Odaly Medeiros, Presidente da CUT-PI  e do Sindicato dos Bancários.

"Os juros altos só favorece aqueles que usufruem, que são os grandes investidores financeiros, como os próprios banqueiros, e outros grupos. A população mais pobre muitas vezes fica desprotegida, fica sem assistência, porque falta o emprego, a sua compra de mercado ela sai com certeza com juros altos, e isso nós não podemos aceitar calados. Então nós estamos realizando esta atividade começando pelo Poty Velho, e iremos alcançar as demais comunidades em Teresina, e se possível nós vamos levar para o interior". Disse.

"Esse Comitê de Lutas, ele tem como finalidade manter um diálogo com a sociedade sobre as políticas públicas, um exemplo é só verificar o serviço de transporte público em Teresina, que é um serviço péssimo, não só na qualidade, enfim. Além de outras políticas que se fazem nescessárias. Então, nós estamos juntando a nossa voz, para que haja mais empregos, juros baixos e um país melhor". Concluiu. 

Lembrando que a Alta dos Juros traz danos a todos os segmentos, e afeta a toda a sociedade, que já sofre com o aumento exorbitante no momento de uma necessidade de utilizar-se dos serviços ofertados pelos bancos, que já vem acompanhados de taxas que não tem fim. Sem contar uma realidade onde todos já pagam pela água, pela energia, pelo transporte, dentre outras coisas que fazem parte da rotina da vida, e que é preciso manter-se firmes na luta, pois esta é a lei da sobrevivência: Não Desistir!.

Socorro Silva (CUT-PI)

Socorro Silva (CUT-PI)

Socorro Silva (CUT-PI)

Estiveram presentes durante o Ato Público vários Dirigentes Sindicais, da CUT, dos Sindicatos Filiados como: Sitricom, Sinte, Urbanitários, Comerciários, Sindicato Rural, Bancários, Sinttel, APCEF, e Rodoviários, e a Vereadora: Elzuila Calisto e também o Presidente do SINTTEL, Cochisse Silva.

Acompanhe as nossas redes sociais, que estaremos divulgando a próxima agenda do Comitê de Lutas.