Começou nesta segunda (20), o encontro preparatório do G20 Social em Teresina

O evento vai até o dia 24, e reúne 54 delegações de países e organizações internacionais, na sede da FIEPI.

Publicado: 20 Maio, 2024 - 22h46 | Última modificação: 21 Maio, 2024 - 17h25

Escrito por: Socorro Silva (CUT)

Socorro Silva (CUT)
G20 em Terresina

Começou nesta segunda (20), o encontro preparatório do G20 Social para a cúpula que reúne as maiores economias do mundo, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro. O evento vai até o dia 24, em Teresina, e reúne 54 delegações de países e organizações internacionais, na sede da FIEPI.

Durante o encontro, aberto ao público e à imprensa, os ministérios que integram a Caisan darão suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra à Fome e à Pobreza.

A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.

Socorro Silva (CUT)Socorro Silva (CUT)

O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Governo do Piauí em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República.

Odaly Medeiros, Presidente da CUT-PI, avalia como muito importante esse momento em que se discute um fator primordial que assola muitas famílias.

"A nossa participação no G20 representando a Central Única dos Trabalhadores do Piauí (CUT), é óbvio que também representando todos os nossos sindicatos filiados, tem sido um momento muito importante para todos nós. Sabemos que o G20 é formado pelos 20 países mais ricos, e os países emergentes como o Brasil". Odaly Medeiros, presidente da CUT-PI.

"Quando a cúpula do G20 se reúne, é para tratar das questões econômicas de cada país. Como hoje, a presidência do G20 está no Brasil. Sabemos que a pauta prioritária que o Presidente Lula apresentou para o G20, no Brasil, e nos demais países: É Combate a Pobreza, o desemprego, combate a desigualdade social, e a Fome". Odaly Medeiros, Presidente da CUT-PI.

Socorro Silva (CUT)Socorro Silva (CUT)

"Não adianta só discutir as questões econômicas de cada país e não enfrentar o maior problema da humanidade que é a fome, o desemprego e as desigualdades". Odaly Medeiros/Presidente da CUT-PI.

“O Lula foi muito feliz na sua decisão e opção para o G20 discutir esse tema. E o nosso ministro Wellington Dias, juntamente com o Governador, puxam para o Piauí esse debate. Na tarde deste dia 20, juntamente com as representações do G20 e as entidades, como a nossa Central Única dos Trabalhadores, abriremos esse debate, como o Piauí pode e deve participar nessa política de combate às desigualdades sociais, combate à fome e ao desemprego". Enfatizou.

O G20 acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).