Coletivo de Mulheres da CUT-PI fortalece a importância da resistência na luta
Unidade é um fator primordial para vencer os desafios, e contra a retirada de direitos
Publicado: 14 Novembro, 2019 - 12h00 | Última modificação: 14 Novembro, 2019 - 16h03
Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI
A retirada de direitos da mulher trabalhadora foi tema de uma reunião ampliada realizada na manhã desta quarta-feira (14/11), no auditório da sede da CUT-PI, em Teresina. Organizadas em semicírculo, elas representaram sindicatos CUTistas, e movimentos populares. Antônia Ribeiro - Secretaria do Coletivo Estadual de Mulheres da CUT-PI, durante a abertura, realizou uma análise de conjuntura, seguida da leitura das deliberações do 13º CONCUT, abrindo para um amplo debate em seguida.
“Nosso papel diante desta atual conjuntura está nos direcionando ao fortalecimento da resistência, contra a retirada de direitos, e precisamos conscientizar a sociedade dessa realidade", disse a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PI, Antônia Ribeiro, que iniciou os trabalhos da reunião ampliada, chamando a atenção das mulheres para o objetivo do encontro. Ela também destacou o importante papel da união do coletivo junto a secretaria de mulheres da CUT-PI, durante o seu pleito, reafirmando o seu compromisso de apoiar a próxima companheira que será a secretária.
Antônia, também fez referência a Liberdade do Ex Presidente Lula (PT), destacando que a luta continua, e que ele é o verdadeiro representante do povo.
Durante a análise de conjuntura que foi feita, destacou-se o quanto é fundamental a prática do exercício de autocrítica, o debate aconteceu de forma avaliativa, discutindo sobre os erros e acertos, o que deixou claro o objetivo do enfrentamento ao longo da caminhada para as próximas demandas a serem cumpridas, além de compartilhar estratégias positivas para que todas possam sobreviver às medidas do atual e do próximo governo. Em clima de seriedade, compromisso, e trocas de energias positivas,foi assim que a reunião aconteceu ao longo da manhã desta última quarta (13).
Aplicando a democracia na prática, Antônia Ribeiro, sugeriu que todas as mulheres presentes pudessem falar antes de ela mesma fazer as próprias considerações e encaminhamentos.
A organização do Coletivo de Mulheres propôs novo encontro e participação no Congresso Estadual da CUT, previsto para os dias 29 e 30 de novembro. As participantes definiram, ainda, realizar ações conjuntas para o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Antônia Ribeiro, agradeceu ao coletivo pelo apoio durante o seu pleito na secretaria estadual de mulheres, e fortaleceu a importância das companheiras continuarem participando das próximas reuniões que serão coordenadas pela próxima secretaria de mulheres que será eleita durante o CECUT-PI.