Bancários do Piauí preparam greve
Durante encontro, diretores e delegados decidem pelo retardamento da jornada de trabalho para pressionar a Fenaban a negociar.
Publicado: 20 Agosto, 2018 - 13h32 | Última modificação: 20 Agosto, 2018 - 15h29
Escrito por: Socorro Silva
Representantes das cidades de Luzilândia, Floriano, Picos, São João do Piauí, Piripiri, Altos, Esperantina, Corrente, Oeiras, Pedro II e Teresina participaram do Encontro de Diretores e Delegados Sindicais 2018, realizado dia 18/08, na sede do Sindicato dos Bancários do Piauí. Na oportunidade, a categoria se mostrou apreensiva e temerosa pela possível retirada de direitos e perda dos seus empregos, inclusive decidida a deflagrar greve o mais breve possível por tempo indeterminado.
Os trabalhos foram coordenados pelos diretores Arimatéa Passos, Odaly Medeiros, Marcus Vinícius e Lorena Ruama. Um dos assuntos mais discutido foi o retardamento da jornada de trabalho em uma hora na abertura dos bancos, a ser realizado em duas agências, sendo uma pública e outra privada, como forma de forçar a Fenaban a negociar com a categoria.
Arimatéa Passos - Presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí ressaltou que a campanha salarial deste ano será mais difícil que nos anos anteriores e que o momento é de união e luta pela manutenção das conquistas alcançadas pelos bancários.
Em sua avaliação, ele disse todos os delegados e diretores que marcaram presença estão de parabéns. “Era preciso fazer este encontro e ‘contaminar’ a categoria com essa mobilização, deixando todos prontos para o grande momento que está se aproximando, talvez uma greve”, pondera Arimatéa Passos, acrescentando que os temas abordados foram de grande importância, como o esclarecimento de toda a campanha 2018, bem como o encaminhamento de uma mobilização nesta semana a partir de terça (21/08), começando por Teresina. “Foi encaminhado e aceito pelos demais bancários que faremos a paralisação em uma agência pública na capital e, ao mesmo tempo, uma agência de banco privado também na capital”, explica, mencionando que o retardamento da jornada em uma hora deve acontecer ao longo desta semana.
Segundo Arimatéia a ideia é percorrer todos os bairros de Teresina e comunicar à população sobre a possibilidade de iniciar uma greve. “Falamos um pouco da perspectiva das eleições do sindicato do próximo ano, como a dificuldade de manter um regimento como era no passado, até porque antigamente os bancos cediam funcionários para serem mesários, presidentes e secretários, mas hoje não têm mais isso, pois houve uma redução na quantidade de empregados cedidos. Então, vamos encaminhar uma equipe para cuidar desse processo de eleição”, complementa Arimatéa, destacando também a ampliação do albergue do sindicato.
Nesta terça (21/08) deve acontecer mais uma rodada de negociação com a Fenaban, como também as rodadas específicas de cada banco (Banco do Brasil, Caixa, BNB e privados) na quarta, quinta e sexta-feira, sendo esta uma semana de muita luta e decisiva para o movimento bancário.
Fonte: Sindicato dos Bancários/PI