MENU

Auditores-Fiscais do Trabalho realizam ato público por valorização da carreira

Sucateamento das superintendências, a falta de concurso para auditor e para servidores administrativos foram pautas reivindicadas

Publicado: 06 Dezembro, 2023 - 17h02 | Última modificação: 07 Dezembro, 2023 - 23h31

Escrito por: Socorro Silva/Jornalista da CUT-PI

Socorro Silva/Jornalista da CUT-PI
notice
Ato Público dos Auditores Fiscais do Trabalho na SRTE-PI

Os Auditores-Fiscais do Trabalho realizaram ato público nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, em frente a Superintendência Regionai do Trabalho e Emprego – SRTE-PI. Uma agenda de atividade que acontece em todo o país nesta data, pelo fortalecimento da carreira.

Participaram do ato público, dirigentes da Delegacia Sindical e Auditores-Fiscais. A delegada sindical Dra. Paula Mazullo, e a diretora da DS/PI Socorro Araújo, e o membro do Conselho Fiscal Nacional Alex Myller reforçaram a mobilização, que contou com apoio da CUT-PI, e de vários Dirigentes Sindicais das entidades CUTistas.

 

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

O SINAIT tem feito um esforço enorme pelo aumento do orçamento da Inspeção do Trabalho e pela finalização do acordo firmado em 2016, com a regulamentação do bônus de eficiência. Além de denunciar a falta de estrutura adequada e de pessoal que o MTE  vem enfrentando.

Socorro Silva-CUT-PISocorro Silva-CUT-PIA falta de Auditores-Fiscais e de servidores administrativos, bem como de estrutura adequada prejudica o combate ao trabalho escravo e infantil e também a política de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, também a inclusão de aprendizes e de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de aumentar a sonegação do FGTS e a informalidade.

A mobilização busca a valorização da carreira que tem como uma de suas principais atribuições o combate ao trabalho escravo e infantil. Além de reivindicar melhorias de condições de trabalho, proteção para os auditores fiscais que colocam suas vidas em risco no momento da fiscalização, por concursos públicos, e contra o sucateamento das Superintendências regionais do trabalho. 

"Os administrativos não tem planos de cargos e salários, nós como auditores fiscais do trabalho estamos pleiteando um bônus de atividades, significa trabalhar mais para poder receber esse bônus, então estamos nessa luta constante de valorização da carreira. O Brasil, o País é capitalista, e a fiscalização do trabalho em um artigo da constituição diz que é dever do estado manter a fiscalização do trabalho, mas tem que manter em condições dignas para que se possa manter o trabalho, pois ela tem a missão de proteger os trabalhadores nos ambientes de trabalho, e essa é a nossa missão, e essa é a nossa lei". Destacou, Dra. Paula Mazullo, Delegada, Auditora Fiscal e Presidente do SINAIT-PI.

"Eu venho acompanhando essa luta a muito tempo, e a situação dos auditores fiscais do Brasil é grave, estamos precisando de proteção especialmente nas atividades de campo, precisamos de condições de trabalho, as superintendências estão sucateadas, não tem viaturas para fazer a fiscalização. Nós tivemos colegas nossos que foram assassinados em 2004. Nós estamos pleiteando junto aos servidores administrativos melhores condições de trabalho, a valorização do Ministério do Trabalho, a valorização das SRTS nas questões que envolvem as negociações coletivas de trabalho e por melhorias". Dra. Paula Mazullo, Auditora Fiscal, Presidente do SINAIT-PI.