Ato unificado em defesa do transporte público tem adesão de vários movimentos
A categoria reivindica a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho e o aumento dos ônibus em Teresina
Publicado: 06 Março, 2023 - 14h20 | Última modificação: 06 Março, 2023 - 23h18
Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI
Os trabalhadores do setor de transporte coletivo urbano da capital, realizaram na manhã desta segunda (06), um ato público unificado em frente a Câmara Municipal de Teresina, na Avenida Marechal Castelo Branco, com o objetivo de reivindicar a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, e protestar contra a falta de transporte coletivo na capital. A situação está caótica, sem a quantidade necessária de ônibus circulando, fica cada dia mais difícil para a sociedade e os trabalhadores exercerem o direito de ir e vir.
Para Paulo Bezerra presidente da CUT-PI, que esteve presente durante o ato unificado, a falta de compromisso do poder público com o cenário do transporte de Teresina é inaceitável, e esse é um dos muitos momentos de luta em que a unidade de classe é fundamental, segundo ele.
"O transporte público de Teresina é um caos, a mobilidade urbana que é de responsabilidade do poder público não está sendo adequada, a população tem necessidade de se locomover e não tem condição de pagar tão caro como Uber, táxi, ligeirinho mototáxi, então estamos aqui para defender o direito do trabalhador e o direito da população. Nós sabemos muito bem que essa defesa passa pela responsabilidade do poder público, e o poder público no caso o Prefeito, precisa voltar a sua responsabilidade de chamar os empresários e cumprir o acordo que está firmado no contrato". Frisou.
"Essa é uma concessão pública, é um direito da sociedade, e a responsabilidade do gerenciamento do contrato é do prefeito. E nós exigimos que se cumpra, e que o prefeito chame a CUT, os trabalhadores do setor de transporte através do sindicato que representa a categoria que é o SINTETRO, através das associações de moradores para dialogar e buscar uma solução definitiva para o problema do setor de transporte público de Teresina". Disse, Paulo Bezerra Presidente da CUT-PI.
Além da CUT-PI, o ato contou com o apoio de Tina Lima, presidente da Associação dos Carroceiros afirmou que a entidade se juntou ao movimento dos motoristas e cobradores de ônibus porque a cidade vive um caos no transporte público.
"Nós apoiamos os companheiros motoristas nessa luta, nós queremos um transporte adequado e digno para a população de Teresina, porque esse transporte que está aí não tem a mínima condição de seguir em nosso meio, principalmente com a redução do número de ônibus que vem acontecendo". Disse.
No momento a presidente da Associação dos Carroceiros aproveitou para cobrar do prefeito de Teresina, o Auxilio dos Carroceiros que o mesmo havia prometido que ia dar para que não trabalhassemos aos finais de semana e até agora não cumpriu com a sua palavra, segundo ela. A situação atual dos carroceiros é lamentável "Os carroceiros estão sendo maltratados, a prefeitura està matando os animais dos carroceiros e até agora os proprietários não foram indenizados, um total de quatro animais foram mortos pelo Centro de Zoonoses". Denunciou a presidente Tina Lima.
Antônio Cardoso, Presidente do SINTETRO-PI "Esse é um dos primeiros atos em apoio aos companheiros e companheiras da associação dos carroceiros, onde pedimos ao prefeito que não mate esses animais que pertencem aos carroceiros. A carroça pode ser o futuro transporte público de Teresina. Não querem resolver o problema do transporte convencional e sim ganhar tempo e enrolar nossa categoria e a população”, criticou.
Sobre o Transporte Público da capital, o presidente do sindicato afirmou que os trabalhadores estão em "Estado de Greve". A categoria terá uma reunião com o secretário de governo de Teresina na terça e poderão deflagrar greve na quarta.
Ainda na manhã desta segunda (6), o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Franzé Silva, recebeu representantes do Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí), da Comissão de Transporte de Teresina e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para tratar da crise no transporte público coletivo de Teresina. Os deputados Evaldo Gomes (Solidariedade) e Fábio Novo (PT) também acompanharam a reunião, que aconteceu na sala da presidência.
Os deputados reforçaram a urgência na tramitação de projetos do Governo para desonerar o setor, cuja relatoria ficará a cargo do deputado Fábio Novo. "Essa semana a gente já vota esses projetos. O governo está fazendo a sua parte, a Assembleia também. Cabe ao prefeito agora dialogar com esse segmento pra que a gente possa chegar num entendimento mais breve possível. Da forma que está é que não deve continuar porque a população tem sofrido na pele a falta de ônibus na nossa capital", afirmou Evaldo Gomes.
Durante a reunião, o presidente da CUT-PI Paulo Bezerra, explanou a sua preocupação com a garantia dos direitos dos trabalhadores do setor de transporte público da capital.
Franzé Silva informou que está articulando com o governador Rafael Fonteles (PT) uma reunião, para esta semana, com o prefeito da capital, Dr. Pessoa. Já o deputado Evaldo Gomes irá a Brasília para buscar audiência com o Ministério dos Transportes e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na próxima semana, com uma comissão de deputados.