Escrito por: Socorro Silva/Jornalista/CUTPI
Ato Público marcou o início da programação de aniversário do sindicato. Nova Sede está sendo preparada para receber com mais comodidade os seus associados.
O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE), completou seus 55 anos de luta, trazendo ao longo da sua história muitos enfrentamentos, desafios, conquistas, e continua em busca de melhorias de qualidade de vida, para a classe trabalhadora. Com muitos objetivos em torno dessa trajetória.
Para começar deixando nesta data a sua marca de resistência, o SINTE juntamente com os/as trabalhadores/as da educação, realizaram uma manifestação no pátio da Secretaria Estadual de Educação por respeito, valorização profissional, melhores condições para a educação pública. Contou com o apoio e participação da CUT-PI, e do Sindicato dos Urbanitários.
Em comemoração aos seus 55 anos, o SINTE realizou na quarta-feira (29), a sua Solenidade Festiva no espaço de lazer localizado no bairro marquês, em Teresina. Que contou com ato ecumênico, e momentos de fortalecimento da Fé, agradecimentos pela vida, e orações pelo povo da Palestina.
Socorro Silva/Jornalista/CUT-PI
Socorro Silva/Jornalista/CUT-PI
Evento este que foi prestigiado pela CUT-PI, através do Secretário de Comunicação Herbertt Marinho, e demais membros da direção da central, que também compoem a diretoria do SINTE. Alguns dos Sindicatos CUTistas como SINTSHOGASTRO, SINTETRO, FETAG, dentre vários(as) representantes das Regionais do sindicato da educação, marcaram presença, fortalecendo a importância da luta
Socorro Silva/Jornalista/CUT-PI
A Secretária estadual de Relações Sociais, Núbia Lopes e vários(as) convidados (as), marcaram presença.
Socorro Silva/Jornalista/CUT-PI
Socorro Silva/Jornalista/CUT-PI
"O SINTE é uma entidade representativa, que tem muito trabalho, muitas lutas, muitos combates, muitos processos, desafios e muita intolerância por parte da sociedade. A Luta do SINTE é essa, trabalho, coletividade, luta e de muita resistência que galgamos ao longo dos 55 anos, o Sindicato é formado por muitas mãos ao longo da sua história, são muitos ganhos e direitos alcançados, temos um plano de carreira, não é bom mas nós temos e precisamos melhorar, nós temos salário em dia que é uma luta do sindicato, conquistamos muitos espaços, na CUT, na CNTE, e nos Conselhos". Frisou, Paulina Almeida.
Socorro Silva/Jornalista/CUT-PI
"São muitos os espaços que nós do movimento sindical galgamos, e vamos continuar na resistência, é uma entidade sem fins lucrativos onde contem professores, funcionários administrativos da educação, aposentados e aposentadas. São 55 anos de luta, a nossa luta tem sido de justiça social, para que a sociedade piauiense tenha educação pública de qualidade socialmente referenciada, com inclusão, com igualdade, com equidade social, e em especial a valorização tanto da educação quanto dos profissionais que fazem a educação piauiense". Paulina Almeida-Presidenta do SINTE-PI
"A Educação é a arma mais poderosa que uma sociedade pode usar para mudar o mundo". Paulina.