53 Anos da FETAG-PI é celebrado durante Sessão Solene com entrega de título a CONTAG

Aristides Santos, Presidente da CONTAG, recebeu Título de Cidadania Piauiense

Publicado: 22 Março, 2024 - 14h53 | Última modificação: 25 Março, 2024 - 18h06

Escrito por: Socorro Silva (CUT)

Socorro Silva (CUT)
#53AnosFETAG-PI

FETAG-PI, aos seus 53 Anos de uma história de Luta, junto ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), segue uma caminhada em busca de melhorias de qualidade de vida dos agricultores e agricultoras, e em Defesa do Fortalecimento da Agricultura Familiar. A FETAG que está presente em 224 municípios do Estado, vem exercendo um papel fundamental como representante dos trabalhadores, e das trabalhadoras rurais.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG), é uma entidade sindical de 2°grau filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que surgiu no cenário do Estado do Piauí, no dia 19/12/1970.

Com esse registro histórico no Estado, a FETAG foi homenageada durante uma Sessão Solene realizada na quinta(21), de autoria da Deputada Estadual Elisângela Moura (PCdoB), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, onde durante a realização da mesma foi feita a entrega do Título de Cidadania Piauiense a Aristides Santos, Presidente da CONTAG.

"Fui abraçado como cidadão desta terra, e ser desta terra é antes de tudo pertencer a ela, identificar-se com a sua história, sentir-se parte dela e do seu destino. Portanto, ser do Piauí é celebrar o seu passado de revoluções, das origens deste continente, da defesa da pátria, e dos capítulos definitivos da Independência da nossa luta, e da nossa ação". Disse. Aristides Santos.

"A Luta, e as conquistas de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores e agricultoras familiares do Estado do Piauí, meus agradecimentos  a todos e todas, a nossa proponente desta honraria companheira Elisângela Moura aos demais, e dizer que neste inesquecível dia eu digo "Piauí Terra Querida, Filha do Sol do Equador, aqui no peito bate por ti um coração cajuína, agora tatuado com a tinta do Amor do povo do Piauí, e que a caminhada da vida me ajude para que eu possa retribuir. gratidão, gratidão e gratidão". Aristides Santos.

A proponente da Sessão, Deputada Eliângela Moura do PCdoB, e Diretora de Administração e Finanças da FETAG, fez uma saudação durante a solenidade, e destacou o reconhecimento e a importância do trabalho feito pela CUT, fazendo referência ao Presidente Odaly Medeiros, presente na composição da mesa, e um breve histórico da sua luta até chegar a Presidência da FETAG, agradecendo aos/as trabalhadores/as rurais pelo apoio dado a ela, para que se tornasse a primeira mulher a ocupar tamanha representatividade.

"Se hoje nós estamos aqui, e outros já passaram por aqui e fizeram também o seu trabalho, foi com o apoio de vocês. A gente sabe que iniciar uma luta não é fácil, e a Federação hoje está organizada,  nós temos 17 pólos sindicais, em todas as regiões, em 224 municípios, temos trabalhadores e trabalhadoras rurais. E a gente sabe do apoio que nós tivemos, também da igreja católica na organização desses sindicatos, e não podemos deixar de fazer essa referência, do apoio do PCdoB e do PT". Disse. Elisângela Moura.

"A participação masculina no inicio da Federação era muito grande, tanto no sindicato quanto na federação, isso a gente sabe, mas devido a luta, a força do trabalho, e o reconhecimento de cada um de vocês, hoje a gente percebe a participação das mulheres, na construção do movimento sindical. Tive a oportunidadde de sair do Município de Monsenhor Gil, em 2006 e vim para Teresina para a FETAG, em 2014 tive a honra e o prazer e a oportunidade de poder participar da Federação, porque pra gente chegar lá, e ser a primeira mulher ocupar a presidência desta federação, muito me honra". Elisângela Moura.

A Sessão Solene, contou com a presença do Presidente da CUT-PI Odaly Medeiros, da Vice-Presidente Lucilene Ferreira, do Secretário de Meio Ambiente Erinaldo José, e da Assessoria de Comunicação. Estiveram presentes o  Presidente da ALEPI, deputado Franzé Silva, o Presidente da FETAG Antônio José, e a Diretoria da Federação, trabalhadores e trabalhadoras rurais, dirigentes sindicais de vários municípios, familiares dos homenageados, políticos, a exemplo do Deputado Federal de Pernambuco, Carlos Veras, da Secretária Estadual da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, do Secretário Estadual da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, da Secretária Estadual de Relações Sociais, Núbia Lopes, e demais convidados/as que prestigiaram a solenidade.

#FETAGPI53Anos
#ARISTIDESPIAUIENSE