• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

15ª Plenária Estadual da CUT-PI será realizada Dias 27 e 28 de Agosto de 2021

Por conta da pandemia e a necessidade de manter o distanciamento social, o evento foi adaptado ao novo cenário e será totalmente online

Publicado: 20 Agosto, 2021 - 09h57 | Última modificação: 23 Agosto, 2021 - 06h47

Escrito por: Socorro Silva-CUT-PI

Socorro Silva-CUT-PI
notice
Trabalho, Direito e Democracia.

A 15ª Plenária Estadual da CUT-PI, será realizada nos 27 e 28 de agosto, em formato virtual, através da plataforma Zoom. As orientações já foram encaminhadas às federações e aos sindicatos filiados, bem como às oposições reconhecidas e acompanhadas pela Central. O encontro antecede a realização da 16ª Plenária Nacional da CUT, que ocorrerá de 21 a 24 de outubro, também de forma online, pela plataforma Zoom.

Na ocasião, as (os) delegadas(os) eleitos(as), estarão reunidos para debater a conjuntura, deliberar sobre a estratégia política da CUT-PI e discutir o desafio de atualização de seu projeto político-organizativo em um contexto de profundas e rápidas transformações no mundo do trabalho e no perfil da classe trabalhadora. Este ano, com o cenário da pandemia, o maior desafio será a realização da plenária de forma virtual. 

O presidente da CUT-PIAUÍ, Paulo Bezerra, reforça a importância da participação desses atores políticos na Plenária Estadual para a construção de estratégias, que de fato preparem o sindicalismo da CUT para os próximos anos.

"É de fundamental importância a participação das nossas delegações de todas as entidades filiadas à nossa central aqui no estado do Piauí, na 15ª Plenária da CUT-PI, queremos debater o cenário atual sabendo muito bem os desafios que estão postos, e um dos primeiros desafios, e mais importante é realizar uma plenária, em meio a uma pandemia de forma virtual, é algo novo, e que nós temos que estar nos adequando. á se passaram quase dois anos, a pandemia trazendo um cenário diferente para o movimento sindical, para a realidade econômica do país, em especial a política que está sendo tocada pelo atual presidente, o cenário adverso, e a cada dia piora cada vez mais, e nós temos que estar dispostos a discutir alternativas de mudanças, desse cenário isolador, degradante". Disse.

"Nós da CUT, acreditamos que será uma plenária de suma importância para a reconstrução do mundo do trabalho, da economia, nós temos que traçar diretrizes importantes para contribuir com o novo programa que possa mudar esse cenário político para nós. A CUT tem consciência do seu papel, a classe trabalhadora precisa estar contribuindo através de seus delegados e delegadas para que possamos construir as estratégias de mudanças do cenário atual". Afirma. 

Os Eixos que serão discutidos durante a 15ª Plenária:

- A Defesa da Vida;

- A Atualidade da Defesa dos Direitos;

- A Democracia e Soberania;

- A Necessária Construção das Alternativas da Classe Trabalhadora

- O Desafio da Atualização do Projeto Organizativo da CUT

 Coordenação da Plenária Estadual

Coordenador Geral: Paulo Bezerra Oliveira; Coordenador Adjunto: Josivaldo de Sousa Martins e Coordenadores/as: Lusemir Carvalho, e Antônio Herberth Marinho.